Rio Grande do Sul - As inscrições para o Prêmio Minuano de Literatura 2025 começaram nesta sexta-feira (18). O concurso cultural é uma iniciativa da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), por meio do IEL (Instituto Estadual do Livro).
A premiação tem como objetivo promover a literatura feita por autores nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul, bem como valorizar editoras com sede no Estado. Para se inscrever é preciso acessar o formulário online, no blog do IEL, até às 18h do dia 13 de junho de 2025.
Para concorrer, as obras devem ter sido publicadas em 2024. Dessa forma, o prêmio divide-se nas categorias “Infantil”, “Juvenil”, “Não Ficção”, “Narrativa Curta”, “Narrativa Longa” e “Poesia”.
O vencedor de cada categoria receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 5 mil. Além disso, o livro que receber o título de “Livro do Ano” receberá também um prêmio de R$ 10 mil. Confira aqui mais informações sobre as condições de participação e processo seletivo.
“A Sedac, por meio do IEL, reafirma seu compromisso em promover a leitura, em dar visibilidade à produção literária gaúcha e, desse modo, contribuir com o desenvolvimento sociocultural da comunidade”, ressaltou o diretor do IEL e do DLLL (Departamento do Livro, Leitura e Literatura), Silvio Bento.
Em 2024, o prêmio recebeu a inscrição de 520 obras, das quais 420 tiveram sua inscrição homologada. Na ocasião, foi a primeira vez em que o concurso passou a oferecer também premiação em dinheiro. Confira aqui os livros e autores vencedores do prêmio em 2024.