Rio Grande do Sul - A Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação) recebeu na última semana uma denúncia de que pessoas estavam recebendo cobranças por telefone. Os golpistas solicitavam pagamento de autuações com prazo vencido.
Diante do fato, a secretaria veio a público informar que nenhum servidor da pasta solicita pagamento de boleto, número de conta bancária ou pix via telefone para pagamento.
Além disso, a Seapi informa que as autuações são entregues de forma presencial para os produtores rurais com a assinatura destes dando ciência do documento. Normalmente, os produtores se deslocam até a Inspetoria de Defesa Agropecuária para serem cientificados ou são cientificados diretamente pelo SVO (Serviço Veterinário Oficial).
“Nós estamos agora concluindo um portal de autuações para modernizar o processo e disponibilizar um acesso online para consulta pelos produtores. Mas, até o momento, o procedimento é todo realizado presencialmente”, afirma o diretor adjunto do Departamento de Vigilância e DDA (Defesa Sanitária Animal), Francisco Lopes.
No caso das multas do DDV (Departamento de Defesa Vegetal), também não há cobrança direta. O produtor é notificado após a tramitação do processo administrativo por carta com aviso de recebimento ou por e-mail.