Rio Grande do Sul - A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (3), a Operação Rastro de Pedra. O objetivo é desarticular uma associação criminosa dedicada à prática de extração ilegal de minérios e usurpação de bens da União.
Na ação, policiais federais cumprem seis mandados de busca e apreensão na cidade de Salto do Jacuí, no Noroeste do RS. A 2ª Vara Federal de Santana do Livramento expediu os mandados. Além disso, a operação conta com apoio da ANM (Agência Nacional de Mineração).
Investigação
As investigações tiveram origem em procedimento da Polícia Civil, que identificou suspeitos que realizavam furto de pedras ágata e extração ilegal de minérios.
Policiais federais apuraram que os investigados extraíam ilegalmente minérios de diversas propriedades e realizavam o seu beneficiamento e comercialização através de empresas locais, inclusive com anúncios em redes sociais, lucrando com a atividade ilegal. Identificou-se ainda que as empresas envolvidas não possuíam autorização para extração e comércio dos minérios.
Os investigados poderão responder pelos crimes de extração ilegal de minérios, usurpação de bens da União e associação criminosa.