ALERTA METEOROLÓGICO

Inmet emite novos alertas de tempestade para o RS nesta quarta-feira

Instituto prevê chuvas intensas, ventos de até 100 km/h e chance de queda de granizo em várias regiões

Além dos óbitos, número de afetados pela falta de luz chega a 1,6 milhão - Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Além dos óbitos, número de afetados pela falta de luz chega a 1,6 milhão - Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Rio Grande do Sul - O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou uma série de alertas de tempestades para o Rio Grande do Sul. Os avisos entram em vigor a partir da madrugada de quarta-feira (2) e se estendem até o final da tarde.

Conforme o Instituto, o alerta de maior intensidade é laranja, intermediário na escala do Inmet. Ele abrange praticamente toda a região Nordeste do território gaúcho (Confira no mapa abaixo). Este começa às 10h e vai até às 18h.

Nestes locais, a chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, relata o Inmet.

Mas, como dito, há chuva começa antes. Entre 1h e 11h há alerta amarelo, de menor intensidade, válido para Região Sul, Campanha, Costa Doce, Região Central e Fronteira Oeste. Mesmo com precipitações não tão fortes, há chance de ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.

Em seguida, das 10h às 17h, com o avanço da frente fria, essa mesma chuva atinge Porto Alegre, o restante da Costa Doce, a Região Central e o Noroeste. Também com ventos intensos e possibilidade de granizo.

A previsão do tempo aponta que essa sequência de chuvas deve trazer consigo a queda nas temperaturas. O clima um pouco mais frio se consolida entre sexta (4) e sábado (5).