Rio Grande do Sul - As chuvas e os ventos fortes registrados entre terça (25) e a quarta (26) causaram estragos em pelo menos 19 municípios do Rio Grande do Sul.
Conforme a Defesa Civil, houve alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos e interrupção no fornecimento de energia elétrica. Em algumas cidades, o volume de chuva e a intensidade dos ventos provocaram enxurradas, deixando moradores desalojados.
Confira os danos relatados pelos municípios
Em Butiá, uma residência ficou destelhada. Cachoeirinha teve ruas alagadas e obstruídas por quedas de árvores, já removidas. Canoas registrou alagamentos no bairro Guajuviras e quedas de árvores nos bairros Rio Branco, Fátima, Nossa Senhora das Graças e Mathias Velho. Além disso, houve rompimento de fios de alta tensão, causando falta de energia em pontos dos bairros Rio Branco e Mathias Velho. Uma pessoa ficou ferida por causa da queda de um galho no bairro Rio Branco.
Em Carlos Barbosa, houve alagamento de ruas, e o calçamento de paralelepípedos se soltou em uma delas. Cerro Grande do Sul teve três residências e um mercado destelhados, além da queda de várias árvores e postes de energia inclinados na localidade de Garambéu, a 8 km do centro. Conforme a Defesa Civil, Dom Pedrito registrou queda de postes e danos em algumas residências.
Os estragos também foram significativos em Esteio, onde cerca de 10 residências tiveram danos e uma escola sofreu avarias. Imigrante teve uma árvore derrubada pelo vento sobre um veículo, que já foi removida. Maratá enfrentou enxurradas que danificaram residências, bueiros e vias públicas. Três pontes desabaram e uma segue obstruída.
Em Nicolau Vergueiro, quatro casas foram atingidas. Pelotas registrou danos no telhado de uma residência após a passagem do vendaval. Relvado teve queda de árvores sobre vias públicas.
Desalojados em São José do Sul
São José do Sul foi um dos municípios mais afetados, com enxurradas que causaram alagamentos, deslizamento de terra na BR-470 e veículos arrastados. Três pessoas ficaram feridas, oito estão desalojadas e 60 acabaram afetadas, de acordo com a Defesa Civil.
A chuva também causou destelhamentos em São Luiz Gonzaga, onde oito residências foram atingidas, conforme o boletim. Em Taquara, duas casas sofreram danos nos telhados, e parte da cobertura do estacionamento de um mercado desabou, atingindo um veículo. Taquari registrou alagamentos em diversos pontos da cidade e queda de árvores em vias públicas.
Em Turuçu, uma residência ficou parcialmente destelhada. Vacaria também sofreu com enxurradas, que danificaram residências e bueiros. Além disso, um deslizamento atingiu uma via, deixando 11 pessoas desalojadas. Em Vale Real, ruas ficaram alagadas, e duas casas acabaram invadidas pela água, atingindo garagens e quiosques, mas sem desalojados ou desabrigados.
Como pedir auxílio
A Defesa Civil segue monitorando a situação e prestando assistência às comunidades afetadas. A população deve evitar áreas alagadas e locais com risco de deslizamento. Para emergências, você pode acionar os telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).