Canela e Rio Grande do Sul - A Prefeitura de Canela, na Serra gaúcha, interditou totalmente, nesta segunda-feira (10), a Rota Panorâmica, que liga o interior do município a Três Coroas. A medida segue orientações técnicas e tem como base o trabalho de monitoramento.
A via estava liberada para a passagem de veículos leves. No entanto, após novas análises que identificaram a possibilidade de movimentações no terreno, determinou-se o bloqueio completo da estrada para prevenir acidentes e garantir a segurança dos motoristas.
O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, junto à equipe de governo, já realizou cadastros em programas de reconstrução. Além disso, mantém agendas para captar recursos e viabilizar a recuperação da via, que demandará realização de uma obra. Estima-se custo de aproximadamente R$ 6 milhões.
Estrutura comprometida
A estrutura da Rota Panorâmica encontra-se parcialmente comprometida em um de seus trechos, em decorrência de eventos climáticos ocorridos durante as chuvas do ano passado, apresentando desmoronamento de terra e danos na pavimentação asfáltica.
“Laudos de geólogos mostram que a movimentação do solo continua, e os problemas estruturais estão se agravando. Portanto, não há mais segurança para o tráfego, nem mesmo de veículos leves. Trata-se de uma medida necessária para garantir a integridade da população”, explica Adriel Buss, secretário de Trânsito.
A Prefeitura ressalta que a Rota constitui um acesso alternativo, sem impacto no fluxo viário das vias tradicionais e turísticas de entrada e saída do município.