ONDA DE CALOR

Porto Alegre: EPTC autua 28 ônibus que estavam com ar condicionado desligado

Fiscalização foi intensificada devido às altas temperaturas. População pode denunciar veículos trafegando sem ar condicionado em dias muito quentes

Porto Alegre e Rio Grande do Sul - Nos dias 3 e 9 de fevereiro, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) realizou vistoria em 505 ônibus em diferentes terminais de Porto Alegre. O objetivo era verificar o funcionamento do ar-condicionado.

Dessa forma, a ação resultou em 28 autuações de veículos flagrados pelos agentes de Fiscalização do Transporte com o equipamento inoperante. Passaram por fiscalização locais como os terminais Parobé e Rui Barbosa, Salgado Filho, Polônia, das Linhas T11 e T5, Triângulo e bairro das linhas 704 e 703.

“A fiscalização intensificou nesta semana a operação devido às altas temperaturas. Além disso, estamos em contato constante com as empresas, reforçando a importância de priorizarem os veículos com ar-condicionado na operação”, destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

A Operação Ar-Condicionado tem o objetivo de verificar o funcionamento dos equipamentos nos ônibus da Capital. Conforme o Decreto 19.836/2017, é obrigatório o acionamento do sistema de ar-condicionado nos veículos a partir dos 24 graus.

Além disso, a população pode colaborar informando, prefixo do veículo, linha, horário e sentido do ônibus que possui o equipamento e não está em funcionamento. O serviço está disponível nos telefones 118 ou 156.

Atualmente, a Capital tem uma frota com 1.193 ônibus, sendo 1.085 o número de veículos que circulam diariamente na Capital. Desse total, há 934 carros com ar-condicionado.