![Vista da ponte sobre o rio Taquari, refletindo no espelho d'água sob um céu azul sem nuvens. Vista da ponte sobre o rio Taquari, refletindo no espelho d'água sob um céu azul sem nuvens.](https://uploads.agorars.com/2025/02/qxrMWhrp-Governo-realiza-segunda-etapa-de-acao-de-desassoreamento-no-rio-Taquari-Antas-out24-1320x595.webp)
O governador Eduardo Leite assinou, nesta quarta-feira (5), termos de cooperação do programa Desassorear RS com 26 municípios do Vale do Taquari. O ato, realizado na cidade de Estrela, contou com a presença de secretários estaduais.
O programa prevê um investimento de quase R$ 40 milhões para obras de desassoreamento em arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais nos municípios beneficiados. A iniciativa busca mitigar os riscos de enchentes de 2023 e de 2024 e melhorar a drenagem urbana.
Frentes de trabalho em andamento
De acordo com o governador Eduardo Leite, oito frentes de trabalho já começaram desde o anúncio dos municípios contemplados, feito na semana passada. “Vamos chegar a 40 frentes simultâneas para atender os 154 municípios que apresentaram projetos críticos. Essa etapa é essencial para melhorar o fluxo dos cursos d’água e reduzir riscos para as comunidades locais”, afirmou Leite.
Preparação para eventos climáticos extremos
Durante o evento, o governo entregou a primeira etapa dos Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano para os municípios de Encantado, Estrela, Colinas, Roca Sales, Muçum, Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul.
Desenvolvidos em parceria com a Univates, os planos incluem novas diretrizes de uso do solo e infraestrutura adaptadas às vulnerabilidades locais, considerando a emergência climática.
Investimento em todo o Estado
O programa Desassorear RS contará com um investimento total de R$ 300 milhões, destinados à contratação de maquinário e execução de obras em diversas regiões do Estado. A meta é acelerar a execução dos projetos e fortalecer a segurança hídrica e urbana das localidades.