ESTIAGEM NO RS

Rio Gravataí tem captação de água suspensa

A medida afeta captações privadas, mas mantém o abastecimento da população. Fiscalização será intensificada pela Sema, Fepam e Brigada Militar.

Imagem que ilustra a estiagem no Rio Gravataí, com nível de água reduzido e vegetação ao redor, destacando os efeitos da seca na região.
Rio Gravataí, Gravataí, Rio Grande do Sul – 08.fev.2020 | Foto: Francisco Marodin/DRH Sema

Rio Grande do Sul - A SEMA (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura) suspendeu, nesta quarta-feira (5), a captação de água no rio Gravataí, devido ao nível crítico do manancial. Apenas a captação destinada ao abastecimento público segue autorizada.

A restrição se aplica a todas as captações a montante da estação da Corsan em Alvorada, conforme determina a Portaria Sema nº 38/2020. O objetivo da medida é evitar impactos no fornecimento de água para a população de cidades como Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Glorinha, Viamão.

Níveis críticos do rio

A suspensão ocorre quando o nível do rio Gravataí atinge valores abaixo de 1,30 metro em Alvorada e 0,50 metro em Gravataí. Na última medição, feita na terça-feira (4), a estação da Corsan em Alvorada registrou 1,29 metro, enquanto o nível em Gravataí ficou em 0,65 metro.

Desde a primeira suspensão, em 29 de janeiro, o manancial chegou a registrar uma leve recuperação. No entanto, a nova queda dos níveis justifica a retomada das restrições, como medida preventiva contra o desabastecimento.

Fiscalização intensificada

Para garantir o cumprimento da suspensão, a Sema, a Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) e a Brigada Militar intensificaram a fiscalização das captações.

Além disso, o governo estadual segue monitorando a situação da estiagem e divulgando boletins diários sobre os níveis dos rios Gravataí e dos Sinos.