CALOR EXTREMO

Quaraí registra 43,8°C, maior temperatura no RS desde 1910

Dado de Quaraí ainda depende de revisão do INMET. Porto Alegre também teve a tarde mais quente do ano até aqui, com 37,6°C.

Imagem aérea de Quaraí. Prefeitura de Quaraí / Divulgação
Imagem aérea de Quaraí. Prefeitura de Quaraí / Divulgação

Rio Grande do Sul - O município de Quaraí, na Fronteira Oeste, registrou a maior temperatura do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (4). A medição oficial, conforme a estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), marcou tórridos 43,8°C.

O valor, se confirmado após revisão, supera o recorde anterior de 42,9°C, registrado em Uruguaiana, em 2022. E, portanto, trata-se da maior temperatura registrada ao longo da série histórica, iniciada em 1910 no Rio Grande do Sul.

Conforme ainda o INMET, essa a maior temperatura do Brasil em 2025 até agora. Ontem, a cidade havia registrado 42,5°C.

Mas o calor não ficou restrito ao Oeste gaúcho. Porto Alegre também registrou sua tarde mais quente do ano. A temperatura chegou a 37,6°C, superando com folga o recorde anterior de 35,7°C, do abafado 17 de janeiro. A sensação térmica no meio da tarde atingiu 38°C.

Previsão do tempo: mais calor e pancadas de chuva

Conforme a previsão do tempo, a onda de calor segue intensa nesta quarta-feira (5) e as temperaturas podem subir ainda mais. Há chance de novos recordes, especialmente no interior do Estado.

Na quinta-feira (6), a umidade aumenta e pode provocar pancadas de chuva. No entanto, o volume será irregular e não resolverá a estiagem que atinge dezenas de municípios gaúchos.

A Defesa Civil alerta para os riscos à saúde causados pelo calor extremo. Hidratação constante e evitar exposição prolongada ao sol são recomendados.