Rio Grande do Sul - A estiagem no Rio Grande do Sul continua afetando municípios em diferentes regiões, resultando na decretação de situação de emergência por parte das prefeituras. De acordo com o S2ID (Sistema Integrado de Informações sobre Desastres), 58 cidades já registraram perdas pela condição crítica, e 49 delas oficializaram os prejuízos com decretos de situação de emergência.
A medida permite que as administrações municipais busquem auxílio estadual e federal para minimizar os impactos da seca, que afeta abastecimento de água, produção agrícola e atividades pecuárias.
Municípios que registraram perdas
Até o momento, 58 municípios oficializaram o registro da seca no sistema federal. Entre eles, estão Santa Maria, São Gabriel, Uruguaiana, Santiago, Rosário do Sul, Itaqui e Alegrete, cidades tradicionalmente afetadas pelo fenômeno, conforme a Defesa Civil do RS.
Outras localidades, como São Borja, São Luiz Gonzaga, Jaguari, Itaara e Quevedos, também enfrentam impactos significativos da estiagem, afetando produtores rurais e o fornecimento de água em algumas áreas.
Municípios que registraram e decretaram emergência
Desses, 49 municípios já decretaram situação de emergência. A formalização do decreto permite o acesso a recursos públicos para mitigar os efeitos da seca, como perfuração de poços, transporte de água e apoio a pequenos produtores.
Entre as cidades que oficializaram a emergência estão São Gabriel, Santa Maria, Itaqui, São Luiz Gonzaga, Entre-Ijuís e Vitória das Missões.
Impactos da estiagem
Entre os municípios afetados pela estiagem no Rio Grande do Sul, Santa Maria adotou medidas emergenciais para garantir o abastecimento de água à população. A Prefeitura, por meio da Defesa Civil Municipal, distribui diariamente 100 mil litros de água potável para famílias atingidas pela seca.
O abastecimento ocorre em quatro bairros e nove distritos do interior, com 176 pontos atendidos. Cerca de 740 famílias recebem água por meio de três caminhões-pipa de 10 mil litros cada, que abastecem cisternas e caixas d’água.
Além da escassez hídrica, a estiagem provoca prejuízos significativos na economia. No setor agrícola, as perdas já somam R$ 53 milhões, conforme dados da Emater/RS-Ascar. Já na pecuária, os danos superam R$ 13,9 milhões, com queda na produção de leite e impacto na criação de gado.
Com a crise hídrica, Santa Maria decretou emergência e busca recursos para minimizar os impactos na população e no setor agropecuário.
- Agricultura
- Costa Doce
- Cotidiano
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Sua Saúde
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- estiagem no rs
- seca no rs