CALOR INTENSO

Onda de calor atinge o RS e pode elevar temperaturas a 40°C nos próximos dias

Inmet emitiu alertas para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Calor intenso deve persistir ao longo da semana

Imagem que captura a luz do sol filtrando através das folhas de uma árvore contra um céu azul claro.
Crédito: Leonardo Severo / Agora RS

O Rio Grande do Sul enfrenta uma onda de calor intensa, com temperaturas que podem alcançar os 40°C nos próximos dias. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas, sendo um de perigo e outro de perigo potencial, indicando temperaturas até 5°C acima da média até quarta-feira (5).

O alerta laranja, que representa perigo, cobre grande parte do Estado, com destaque para o a Fronteira Oeste, Campanha, região Central, parte do Noroeste do RS, além da região dos Vales do Caí, Rio Pardo, Sinos e Taquari. Já o alerta amarelo, de perigo potencial, abrange o oeste de Santa Catarina, além de áreas da região metropolitana, Serra, do Noroeste e do Norte gaúcho.

A previsão indica máximas entre 35°C e 40°C em ampla parte do Rio Grande do Sul, podendo chegar a 40°C na Grande Porto Alegre. Em Santa Catarina, o calor também será intenso, com elevação das temperaturas especialmente no oeste do estado.

Previsão para o restante do país

Em outras regiões do Brasil, o Inmet prevê chuvas dentro da média ou acima da média em grande parte do Norte e Nordeste. As exceções são o leste do Acre, sul do Pará, Amazonas, parte de Rondônia, Tocantins e Bahia, onde os volumes podem ficar abaixo da média.

Para o Centro-Oeste e Sudeste, a tendência é de chuvas irregulares, com áreas de precipitação abaixo da média. No entanto, algumas regiões, como noroeste de Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul, litoral de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, podem registrar volumes superiores a 160 mm.

A previsão também aponta temperaturas acima da média em todo o país, com valores superiores a 26°C, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.