O filme “Ainda Estou Aqui” e a atriz Fernanda Torres receberam indicações ao Oscar 2025. A premiação acontece em 2 de março em Los Angeles, com apresentação de Conan O’Brien. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal TNT e streaming Max, antigo HBO Max.
A produção dirigida por Walter Salles vai concorrer em duas categorias: Melhor Filme Internacional e na lista de Melhor Filme. Até então, as películas brasileiras nunca haviam sido indicadas para a principal categoria do Oscar.
Fernanda Torres recebeu indicação para a categoria de Melhor Atriz. Ela vai concorrer à estatueta com Mikey Madison, de “Anora”; Demi Moore, de “A substância”; Karla Sofía Gascón, de “Emilia Pérez” e Cynthia Erivo, de “Wicked”.
Fernanda Torres já havia sido premiada, no início do mês, com o Globo de Ouro de melhor atriz na categoria Drama. Esta foi a primeira vez que a premiação foi entregue a uma brasileira.
Melhor Filme Internacional
“Ainda Estou Aqui” é apenas o quinto filme brasileiro a disputar na categoria de Melhor Filme Internacional. O primeiro foi “O Pagador de Promessas”, em 1963, seguido de “O Quatrilho”, em 1995, “O Que É Isso, Companheiro?”, em 1998, e “Central do Brasil”, também de Salles, em 1999.
A produção brasileira disputa a premiação com “A Garota da Agulha” (Dinamarca), “Emilia Pérez” (França), “A Semente do Fruto Sagrado “(Alemanha) e “Flow” (Letônia).
Tradição familiar
Há 25 anos, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, disputou a mesma categoria para a qual a filha foi indicada no Oscar 2025 por sua celebrada atuação em Central do Brasil, de 1998. Ela não venceu, mas a produção ganhou o Globo de Ouro na categoria Melhor Filme Estrangeiro.
Tanto “Ainda Estou Aqui” como “Central do Brasil” tiveram direção pelo cineasta Walter Salles.
“Orgulho”
O ator Selton Mello, que vive o personagem Rubens Paiva em “Ainda Estou Aqui”, também comemorou as indicações do longa brasileiro aos Oscar 2025. “Brasil no topo”, escreveu, em seu perfil no Instagram. Ele também postou uma foto em que aparece ao lado de Fernanda Torres e de Walter Salles.
Na rede social “X”, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou as indicações ao Oscar 2025. “A turma de Ainda Estou Aqui já pode pedir música. Três indicações ao Oscar: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Atriz e, olha, Melhor Filme. Quanto orgulho! Beijo para Fernanda Torres e Walter Sales”, escreveu.