SEGURANÇA ALIMENTAR

Fiscalização em Capão da Canoa apreende 2,2 toneladas de alimentos impróprios

Padaria foi interditada e 2,2 toneladas de produtos vencidos ou sem procedência foram inutilizadas no Litoral Norte.

Imagem de um carrinho de supermercado cheio de alimentos congelados, com destaque para a embalagem de empanadinhos em mãos de uma pessoa usando luvas.
Crédito: MP-RS / Divulgação

Capão da Canoa - Agentes da Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos realizaram uma operação nesta terça-feira (21) em Capão da Canoa, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Duas unidades de um supermercado e uma padaria foram fiscalizadas.

Durante a ação, uma padaria, localizada dentro de um dos supermercados, foi parcialmente interditada devido às más condições de higiene. Ao todo, 2,2 toneladas de alimentos impróprios para consumo foram apreendidas e inutilizadas.

Entre os produtos descartados estavam carnes, embutidos, queijos, pães e diversos ingredientes utilizados na fabricação de alimentos. Segundo a força-tarefa, as principais irregularidades encontradas incluíram:

  • Produtos com validade vencida;
  • Alimentos mofados;
  • Itens fora da temperatura ideal;
  • Produtos sem procedência;
  • Armazenamento inadequado.

Objetivo da fiscalização

A operação faz parte do Programa Segurança dos Alimentos, que visa proteger a saúde dos consumidores, combater irregularidades em estabelecimentos comerciais e garantir a qualidade dos produtos comercializados.

A força-tarefa reforça que operações de fiscalização no Litoral Norte continuarão ao longo da temporada de verão, priorizando locais de grande circulação e consumo.