POSSE NOS EUA

Donald Trump toma posse como 47º presidente dos Estados Unidos

Em discurso, Trump anuncia medidas contra imigração, políticas climáticas e controle do Canal do Panamá, sob aplausos de apoiadores.

Crédito: reprodução de vídeo / Pool
Crédito: reprodução de vídeo / Pool

Donald Trump tomou posse nesta segunda-feira (20) como o 47º presidente dos Estados Unidos, em cerimônia realizada na Rotunda do Capitólio, em Washington D.C. O evento acabou transferido para o local fechado devido ao frio intenso na capital norte-americana.

O discurso de posse foi marcado por promessas de mudanças drásticas e a reafirmação de sua visão para o país. Trump declarou que “o declínio da América acabou” e prometeu uma “era de ouro“, com políticas voltadas para segurança, economia e soberania nacional.

Entre as principais medidas anunciadas, Trump afirmou que:

Declarará emergência na fronteira com o México, intensificando o combate à imigração ilegal. Revogará políticas ambientais do Acordo de Paris e priorizará a exploração de recursos naturais.

Retomará o controle do Canal do Panamá, citando supostas violações de tratados históricos. “A China está operando o Canal do Panamá e nós não demos o canal à China, nós demos ao Panamá. E agora vamos tomar ele de volta”, afirmou.

Declarará cartéis de drogas como organizações terroristas, utilizando leis federais para combatê-los.

O presidente ainda prometeu que sua administração será baseada no mérito e na igualdade de oportunidades, afirmando que “existem apenas dois gêneros: masculino e feminino“.

Trump também refletiu sobre a tentativa de assassinato que sofreu durante a campanha e disse que foi poupado para cumprir sua missão de “tornar a América grande novamente”.

Ele conclui dizendo que a América não será conquistada ou intimidada “Não falharemos. Deste dia em diante, os Estados Unidos da América serão uma nação livre, soberana e independente”, diz ele. “O futuro é nosso e nossa era de ouro apenas começou.”