A Prefeitura de Porto Alegre encaminhou na manhã deste sábado (18), uma equipe com quatro agentes e uma caminhonete para auxiliar as ações de emergência em Florianópolis e demais municípios de Santa Catarina. O estado vizinho do RS vem passando por uma onda de temporais desde a última quinta-feira.
A medida é uma determinação do prefeito Sebastião Melo após contato com o chefe do Executivo da capital catarinense, Topázio Neto. Além disso, a ação tem colaboração do Grupo Zaffari.
Junto com a ajuda, há um caminhão com 400 colchões e 78 pares de galochas para doação aos afetados pelas chuvas na capital catarinense. A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) faz a escolta dos veículos até a saída de Porto Alegre. A previsão de chegada em Florianópolis é para a noite deste sábado.
Santa Catarina em emergência
O sábado é de sol em boa parte de SC, o que ajudou a amenizar os impactos das fortes chuvas no litoral. A Secretaria da Proteção e Defesa Civil já contabiliza 320 desabrigados e 995 desalojados, e segue monitorando a situação e prestando assistência às vítimas.
Até o momento, 13 municípios decretaram Situação de Emergência devido aos alagamentos, deslizamentos e danos à infraestrutura. São eles: Camboriú, Tijucas, Biguaçu, Florianópolis, Porto Belo, Ilhota, Balneário Camboriú, São José, Palhoça, Governador Celso Ramos, Itapema, São Pedro de Alcântara e Gaspar.
Biguaçu registrou um dos maiores volumes de precipitação, com 434,8 mm de chuva em 48 horas. Em seguida veio Florianópolis (375,6 mm) e São José (357,1 mm).
Equipes da Defesa Civil têm enviado ajuda humanitária para os municípios mais afetados. Até o momento, Biguaçu, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Tijucas e Balneário Camboriú já receberam apoio emergencial. Além disso, as equipes disponibilizaram abrigos para a população desalojada.
SC deve ter mais chuva intensa
Embora o sábado tenha trazido um alívio temporário, a previsão para o fim de semana indica mais chuva para o estado. A partir da tarde de hoje (18), a instabilidade volta a ganhar força, com a formação de áreas de instabilidade, pancadas de chuva, temporais isolados, raios, rajadas de vento e eventual granizo, especialmente nas regiões do Litoral e áreas adjacentes.
Por fim, para domingo (19) e segunda-feira (20), espera-se a chegada de uma frente fria, com temporais mais intensos. O risco de danos estruturais é elevado, com alerta de risco moderado nas áreas em amarelo e alto nas regiões em laranja.