MONITORAMENTO CLIMÁTICO

Porto Alegre: totens fazem primeiro registro da chuva na Capital

Porto Alegre registrou tempestade de granizo no meio da tarde desta quinta. Além disso, acumulados variaram de acordo com região da cidade

Uma tempestade de granizo com fortes ventos atingiu bairros de Porto Alegre, especialmente na área central, na tarde desta quinta-feira (16). Entregues pela prefeitura nesta semana, os totens de monitoramento climático apuraram que houve quantidades distintas de chuva nos bairros da cidade. 

O totem do bairro Arquipélago registrou a maior quantidade de chuva até as 16h30: 22,9 milímetros. Já o da Lomba do Sabão, perto do limite com Viamão, apontou 0,6 milímetro no mesmo período, o menor volume apurado pelos novos equipamentos.

Trânsito em Porto Alegre

Às 17h, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) registrava oito ocorrências no trânsito, sendo três bloqueios de vias por acúmulo de água e um semáforo fora de operação em razão da tempestade.

Água e esgotos

O Dmae mantém equipes nas ruas e monitora os reflexos da tempestade. As Ebaps (Estações de Bombeamento de Águas Pluviais) 9 (Sarandi) e 17 (Centro Histórico) registravam falta de energia elétrica até 17h. A CEEE Equatorial foi acionada para atuar nesses pontos.

Ocorrências

A Secretaria de Serviços Urbanos registrava ao menos quatro ocorrências de queda de árvores/galhos em decorrência da tempestade, assim como a Defesa Civil tinha recebido um pedido de lona em razão de destelhamento.