NOVO ALERTA AMARELO

Inmet alerta para tempestade em grande parte do RS nesta quinta

Inmet emite alerta de tempestades com chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo em Porto Alegre e outras regiões do RS.

Nuvens carregadas, com aparência de temporal, antecedem a chuva em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
Crédito: Fernando Dias / Seapi

Rio Grande do Sul - O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta amarelo de tempestade para Porto Alegre e outras regiões do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (16). O aviso começa a valer ao meio-dia e segue até as 23h30.

De acordo com a previsão, há possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h (milímetros em uma hora). Os acumulados podem chegar até 50 mm em algumas áreas. Os ventos devem variar entre 40 e 60 km/h, com risco de granizo.

As áreas em alerta incluem a região metropolitana, região Carbonífera, Costa Doce, Litoral Médio, região Sul, Campanha, região Central e partes dos vales do Caí, Taquari, Paranhana, Sinos e do Litoral Norte.

Embora o risco de danos seja considerado baixo, o Inmet alerta para a possibilidade de transtornos. Entre eles, quedas de galhos de árvores, alagamentos pontuais e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Alerta amarelo de tempestade publicado pelo Inmet para esta quarta-feira, 16 de janeiro de 2025.
Crédito: Inmet / Divulgação

Previsão do tempo para esta quinta-feira

Conforme o boletim mais recente da Sala de Situação, as instabilidades são favorecidas por uma área de baixa pressão e o fluxo de calor e umidade no Estado. As condições climáticas devem gerar temporais pontuais em várias regiões.

Os acumulados de chuva variam de 10 a 30 mm/dia em grande parte do Rio Grande do Sul, com picos localizados de até 50 mm/dia. Rajadas de vento entre 45 e 60 km/h devem atingir especialmente o Litoral.

As regiões mais suscetíveis a tempestades, de acordo com o informe, incluem a Campanha, Oeste, Missões, Noroeste, Norte, Centro, Nordeste, Vales, Costa Doce, parte do Sul, região metropolitana de Porto Alegre e Litoral Norte.

As temperaturas permanecem elevadas, com máximas entre 26°C e 38°C, aumentando o desconforto térmico em algumas áreas.

Recomendações em caso de tempestades

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento:

  • Não se abrigue sob árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
  • Evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de publicidade.
  • Não utilize aparelhos eletrônicos conectados à tomada.

Em caso de emergência, procure a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.