OBITUÁRIO

Morre Gildinho, fundador dos Monarcas, aos 82 anos

Artista símbolo da música gaúcha, Gildinho enfrentava um câncer e faleceu neste sábado, em Porto Alegre.

Crédito: reprodução vídeo / RBS TV
Crédito: reprodução vídeo / RBS TV

Rio Grande do Sul - O Rio Grande do Sul perdeu, neste sábado (11), um de seus maiores ícones da música tradicionalista: Nésio Alves Corrêa, o Gildinho. Ele faleceu aos 82 anos, em decorrência de câncer, no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre.

O artista, fundador do grupo Os Monarcas, estava internado desde o dia 20 de novembro, após apresentar sangramentos e sentir dores ósseas. Durante a internação, os médicos também identificaram um tumor na próstata.

A morte ocorreu às 17h15min deste sábado, uma semana antes de Gildinho completar 83 anos. O tradicionalista realizava tratamentos contra câncer havia duas décadas, desde que foi diagnosticado com um tumor na tireoide.

Trajetória

Crédito: Arquivo / Os Monarcas

Nascido em Soledade, em 18 de janeiro de 1942, Gildinho cresceu em uma família humilde. Teve contato com a música desde cedo, influenciado pelo pai, que era acordeonista.

Nesio iniciou, em 1963, o programa radiofônico “Amanhecer no Rio Grande”, pela Rádio Difusão de Erechim. Em 1967, seu irmão Chiquito mudou-se para Erechim. Juntos criaram o embrião do conjunto musical Os Monarcas, fundado oficialmente em 1972.

Sob sua liderança, o grupo lançou 51 álbuns, conquistou 10 discos de ouro, inúmeros prêmios, como o extinto Prêmio Sharp, e quatro edições do Prêmio Açorianos. Gildinho deixou sua marca como gaiteiro, professor e ícone da música gaúcha, consolidando Os Monarcas como um dos maiores grupos regionalistas do Brasil.

Inspirado por seu ídolo, Oneide Bertussi, aprimorou sua técnica no acordeon na Escola de Belas Artes Osvaldo Engel e dedicou anos ao ensino de músicas típicas como xotes, vaneiras e bugios.

Sua frase icônica reflete sua paixão: “Sou Monarca, meu reino é o mundo, minha missão é levar alegria e a boa música a todos os rincões.”

Velório e despedida

O velório de Gildinho ocorrerá neste domingo (12), no CTG Sentinela da Querência, em Erechim. Informações sobre o sepultamento ainda não foram divulgadas.

Nota oficial do Grupo Os Monarcas

O grupo Os Monarcas divulgou uma nota oficial expressando pesar pela perda de seu fundador.

Imagem em homenagem a Nésio Alves Corrêa, conhecido como Gildinho, em luto, com informações sobre sua vida e legado.
Crédito: Divulgação / Os Monarcas

É com grande pesar que informamos o Falecimento de nosso Fundador NÉSIO ALVES CORRÊA, GILDINHO como foi imortalizado à frente do Conjunto Os Monarcas. Fica a saudade, fica a lembrança… Permanece a Alegria e o Legado deixado por seus ensinamentos e seu carisma!