TEMPO INSTÁVEL

Inmet publica alerta de tempestade para o Rio Grande do Sul

Inmet emite alerta amarelo para risco de ventos fortes, raios e chuva intensa em diversas regiões do Estado.

Crédito: Leonardo Severo / Agora RS
Crédito: Leonardo Severo / Agora RS

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta amarelo de tempestade para áreas do Rio Grande do Sul. A advertência é válida do meio-dia desta sexta-feira até as 23h59 da noite.

As regiões sob aviso são o Norte do RS, parte do Noroeste, parte da região Central e parte da Serra gaúcha. Conforme o Inmet, há possibilidade de chuva intensa, com acumulados entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Também de ventos que podem chegar a 60 km/h e ocorrência de raios.

Conforme o Inmet, os temporais podem causar transtornos pontuais, como alagamentos em áreas urbanas, quedas de galhos de árvores e interrupções no fornecimento de energia. O alerta destaca a importância de seguir as recomendações de segurança, como evitar áreas alagadas e não se abrigar debaixo de árvores.

Alerta amarelo de tempestade publicado pelo Inmet
Crédito: Inmet / Divulgação

Recomendações de segurança

O órgão meteorológico orienta que, durante temporais:

  • Evite se abrigar debaixo de árvores e estruturas frágeis.
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de publicidade.
  • Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Previsão do tempo nesta sexta-feira

Conforme a previsão, uma área de baixa pressão no Paraguai, aliada à circulação de ventos úmidos, favorece a formação de instabilidades com pancadas isoladas de chuva moderada a forte, acompanhadas de raios e possibilidade de queda de granizo. Os acumulados variam entre 15 e 30 mm/dia, podendo chegar a 40 mm/dia em pontos isolados no Noroeste, Centro-Norte, Nordeste e Serra do Rio Grande do Sul.

Nas demais regiões, o tempo deve permanecer firme, com máximas variando entre 26°C e 37°C. Na Fronteira Oeste e na Campanha, a umidade relativa do ar ficará entre 25% e 35%, de acordo com os modelos meteorológicos.