Uma ação conjunta fiscalizou carros usados para o transporte de passageiros por meio de aplicativos em Porto Alegre. As abordagens ocorreram em ruas do entorno da Estação Rodoviária da Capital gaúcha, onde muitos motoristas de apps aguardam para as próximas viagens.
Durante a operação, os agentes abordaram mais de 60 veículos nas ruas Comendador Álvaro Guaspari e Emília Moraes de Azevedo. Ao todo, ocorreram 29 autuações, com dois veículos recolhidos ao depósito do Detran-RS. Conforme a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), os carros não apresentarem condições de circulação.
Outros 16 CRLVs (Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo) acabaram apreendidos. Um motorista foi flagrado conduzindo com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) suspensa, o que configura uma infração gravíssima prevista no CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
A fiscalização envolveu a EPTC , o 9° BPM (Batalhão de Polícia Militar) e o GPTran/CPC (Grupo de Policiamento de Trânsito do Comando de Policiamento da Capital.
Foco no transporte clandestino
Com o aumento da demanda por viagens interestaduais no período de veraneio, a fiscalização também reforçou o combate ao transporte clandestino de passageiros. De acordo com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), viagens sem autorização possuem classificação como clandestinas e estão sujeitas a penalidades. Dentre elas, a apreensão do veículo por 72 horas e multa de R$ 7.428,32, conforme a Resolução nº 4.287/14.
O diretor de Operações da EPTC, Carlos Pires, destacou os riscos associados ao transporte irregular. “É fundamental que as pessoas escolham meios de transporte regulamentados para evitar riscos à segurança, especialmente em viagens longas. Muitos motoristas não possuem treinamento adequado, e os veículos frequentemente apresentam condições precárias de manutenção”, alertou Pires.
A EPTC reforça que denúncias sobre transporte irregular e outros problemas de trânsito em Porto Alegre podem ser feitas pelo telefone 156 (opção 1) ou pelo número 118. Conforme a EPTC, o atendimento ocorre 24 horas por dia.