OPERAÇÃO SAFE CAR

Polícia Civil combate furtos, receptação e lavagem de dinheiro em Porto Alegre

Polícia Civil combate organização criminosa se especializou em furtos de veículos em locais de alto padrão aquisitivo de Porto Alegre.

Imagem de agentes da Polícia Civil em ação durante operação Safe Car.
Imagem de agentes da Polícia Civil em ação durante operação Safe Car. Crédito: Polícia Civil / Divulgação

A Polícia Civil realizou, na manhã desta quinta-feira (9) a Operação Safe Car. O objertivo é o combate a crimes como furto em veículos, receptação, lavagem de dinheiro, adulteração de placas, estelionato e organização criminosa.

Coordenada pelo delegado Luciano Dias Peringer, da 3ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, a operação contou com a participação de mais de 70 policiais civis e o uso de 20 viaturas. A Polícia Civil cumpriu 17 ordens judiciais de busca e apreensão em São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Gravataí e Canoas, além de seis prisões preventivas e a aplicação de três monitoramentos eletrônicos por meio de tornozeleira.

Atuação do grupo criminoso

A investigação revelou que a organização criminosa se especializou em furtos de veículos em locais de alto padrão aquisitivo de Porto Alegre. Na lista estão os bairros Mont’Serrat, Auxiliadora, Petrópolis, Rio Branco, Higienópolis, Moinhos de Vento e Bela Vista.

Para cometer os furtos, o grupo usava um dispositivo eletrônico que impede o bloqueio sistema de alarme e trava do carro. Em outras ocasiões, os ladrões usavam de uma técnica mais chamativa: quebrar os vidros dos veículo.

Conforme a Polícia Civil, o grupo subtraía equipamentos eletrônicos de alto valor, cartões de crédito e outros pertences das vítimas. De posse dos dados, os criminosos realizavam fraudes através de transferências bancárias.

Até o momento, a ação resultou na prisão de dois indivíduos e na apreensão de diversos itens. Entre eles aparelhos eletrônicos, notebooks e máquinas de cartões, supostamente usadas nas fraudes, de acordo com a Polícia Civil.

Investigação continua

As investigações seguem para identificar outros envolvidos e reforçar as provas da materialidade dos crimes. A Polícia Civil destacou que o trabalho tem como objetivo desarticular completamente a organização criminosa.