A Cooperativa Vinícola Garibaldi iniciou nesta segunda-feira (30) o recebimento das uvas da safra 2025. A primeira entrega alcançou 70 mil quilos da variedade Chardonnay, destinada à produção de espumantes. A previsão é de que os 450 cooperados entreguem, ao longo do período, cerca de 28 milhões de quilos da fruta.
A maior parte das uvas entregues será das castas Moscato, Prosecco e Chardonnay, utilizadas na elaboração de espumantes. Já as variedades Isabel e Bordô serão destinadas à produção de sucos. Uma novidade desta safra é o incremento no recebimento de uvas do tipo Irsai Olivér, que serão utilizadas pela primeira vez na fabricação de espumantes.
Conforme o presidente da Cooperativa, Oscar Ló, o planejamento da safra envolve estratégias para atender ao mercado e expandir a capacidade de produção. “Trabalhamos muito a questão da necessidade de mercado e a ampliação de capacidade, com metas anuais de crescimento seja para a vinícola seja para o associado”, afirmou.
Evandro Bosa, gerente técnico agrícola, destacou o trabalho de pesquisa realizado junto aos cooperados. “Esse trabalho, realizado junto ao cooperado, em sua propriedade, nos permite fazer as análises e identificar os potenciais de cada variedade, ampliando as possibilidades”, explicou.
As condições climáticas favoráveis indicam uma safra sem perdas e com qualidade similar à de anos anteriores. Em 2023, a Cooperativa comercializou 19,6 milhões de litros de sucos, vinhos e espumantes, e espera um crescimento de 7% nas vendas em 2024.