O corpo do ex-governador Alceu Collares está sendo velado nesta quarta-feira (25), no Palácio Piratini, em Porto Alegre. A cerimônia é aberta ao público até as 16h, com sepultamento previsto para o fim da tarde, no Cemitério Jardim da Paz.
O governo do Rio Grande do Sul decretou luto oficial de três dias em homenagem a Collares, único cidadão negro a ocupar o cargo de governador do Estado. Ele faleceu aos 97 anos.
“Minha solidariedade aos filhos de Collares e à sua esposa, Neusa Canabarro, neste momento de dor. Que possam encontrar conforto na memória de sua trajetória e no reconhecimento de sua contribuição para nossa sociedade. O Rio Grande do Sul perde um grande líder, mas seu exemplo será eterno”, declarou o governador Eduardo Leite.
Alceu de Deus Collares morreu às 2h40 da manhã de terça-feira (24), por falência múltipla de órgãos, segundo boletim médico. Ele estava internado no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, devido a uma pneumonia. O político tinha histórico de enfisema pulmonar.
Natural de Bagé, Collares nasceu em 12 de setembro de 1927. Formado em Direito pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), ele iniciou sua trajetória política como vereador em Porto Alegre. Ao longo da carreira, também foi prefeito da Capital, deputado federal por cinco mandatos e governador do Rio Grande do Sul entre 1991 e 1995.