COM URGÊNCIA

Hospital Moinhos de Vento precisa de doações de sangue

Estoques estão 50% abaixo do necessário. Hospital Moinhos de Vento tem necessidade maior dos tipos sanguíneos O+, O- e a A-

Doação / Divulgação HHemo
Doação / Divulgação HHemo

O banco de sangue do Hospital Moinhos de Vento está precisando de doações, pois os estoques estão 50% abaixo do necessário. No momento, há maior necessidade dos tipos sanguíneos O+, O- e A-. Para doar, é preciso fazer agendamento prévio pelo telefone: (51) 3314-3072 ou pelo WhatsApp: (51) 99235-6964.

O Serviço de Hemoterapia do HHEMO realiza a coleta, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h, e sábados, das 7h30min às 12h. O banco de sangue estará fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.

A doação ocorre no Bloco E. Assim, o acesso externo deve ser feito pela rua Tiradentes, 333, ao lado do estacionamento do Hospital Moinhos de Vento. Além disso, no dia da coleta, o doador deverá apresentar um documento de identificação oficial com foto.

Por fim, o coordenador do Hemocentro do Hospital Moinhos de Vento, Paulo Pontes, alerta que a demanda por sangue é constante e urgente. Isso principalmente em períodos em que há uma diminuição nos estoques, como nas festas de fim de ano, durante as férias ou em feriados prolongados. “O principal objetivo da doação é manter os estoques sempre abastecidos, não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar”, destaca.

Quem pode doar?

Para doar sangue é necessário:

●  estar em boas condições de saúde;

●  estar alimentado;

●  ter entre 16 e 69 anos;

●  menores de 18 anos devem apresentar autorização escrita do responsável e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor;

●  pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem feito ao menos uma doação antes dos 60 anos;

●  Pesar no mínimo 50 quilos;

●  não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;

●  ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Por fim, é preciso que a doação respeite intervalos. Para homens, considera-se um máximo de quatro doações anuais, com intervalo mínimo de dois meses entre cada uma. Além disso, para mulheres, são até três doações, respeitando um intervalo de pelo menos três meses.