OBITUÁRIO

Morre o ex-governador Alceu Collares aos 97 anos

Alceu de Deus Collares teve longa carreira política. Foi o primeiro cidadão negro a assumir os cargos de prefeito de Porto Alegre e governador do RS.

Sessão Solene de outorga do Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao ex-governador Alceu Collares (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
Porto Alegre, RS | 23/09/2016 | A Sessão Solene de outorga do Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao ex-governador Alceu Collares Crédito: Ederson Nunes/CMPA

Morreu o ex-governador, deputado federal, prefeito e vereador de Porto Alegre Alceu de Deus Collares. Ele tinha 97 anos. A morte ocorreu por falência múltipla de órgãos às 2h40 da manhã, conforme boletim médico.

Collares estava internado no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, por causa de uma pneumonia. O ex-governador teve diagnóstico para enfisema pulmonar há oito anos.

O quadro de saúde do político se agravou na segunda-feira (23). Ele permaneceu acompanhado dos familiares. Collares deixa a mulher, Neuza Canabarro, os dois filhos Antônio e Adriana e a enteada Celina Carvalho.

Biografia de Alceu Collares

Natural de Bagé, Alceu de Deus Collares nasceu em 12 de setembro de 1927. Formou-se em Direito pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). E, ao longo de sete décadas, construiu uma das carreiras políticas mais marcantes da história recente do Rio Grande do Sul.

Iniciou sua trajetória política como vereador de Porto Alegre na Vª Legislatura (1964-1968), eleito pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). Se destacou por sua atuação em diversas comissões e como líder da bancada do partido. 

Em 1965, após o fim do pluripartidarismo – que extinguiu o PTB clássico de Getúlio Vargas, (1882-1954) – migrou para o MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Ficou como suplente na VIª Legislatura (1969-1972).  

Durante sua carreira legislativa, foi deputado federal em cinco mandatos (três consecutivos, entre 1971 a 1983, e mais dois entre 1999 a 2007), representando o Rio Grande do Sul em Brasília. Após integrar os quadros do MDB passou, posteriormente, para o PDT. 

Collares entrou para a história como o primeiro prefeito de Porto Alegre eleito pelo voto direto após a redemocratização, governando a capital gaúcha de 1986 a 1988. Em 1990, ganhou as eleições para governador do Rio Grande do Sul, se tornando o primeiro cidadão negro a ocupar o cargo mais alto do Executivo gaúcho. Ele tomou posse em 1991 e ficou no cargo até 1994. 

Boletim médico

HOSPITAL MÃE DE DEUS

O Hospital Mãe de Deus comunica com pesar o falecimento do ex-governador Alceu de Deus Collares nesta terça-feira (24), às 2h40min, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Aos 97 anos, ele havia sido internado no dia 16 de dezembro.

Consternados, expressamos nossas condolências à família e amigos, compartilhando a dor pela perda.

Porto Alegre, 24/12/2024.

Dr. Daniel Souto Silveira – Coordenador do Serviço de Cardiologia

Dr. Euler Manenti – Diretor Médico