SERRA GAÚCHA

Avião de pequeno porte cai em Gramado, na Serra gaúcha

Conforme o site Flightradar24, o avião que caiu em Gramado é um Piper PA-42 Cheyenne, matrícula PR-NDN. Ele decolou de Canela

Cena de desastre em Gramado após queda de avião. Pessoas se protegem da chuva enquanto observam os danos e fumaça no local.
Crédito: reprodução / redes sociais

Um avião caiu, na manhã deste domingo (22), na cidade de Gramado, na Serra gaúcha. A causa do acidente ainda está em apuração. O que já se sabe é que havia dez pessoas na aeronave, todas da mesma família. Pilotava o avião o empresário Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi, de 61 anos. Ele levava nove familiares. A esposa, a sogra, três filhos, irmã, cunhado e outras duas crianças. A viagem teria como destino Jundiaí, no interior de São Paulo.

Além disso, 17 pessoas que estavam em terra receberam atendimento. Destas, cinco estavam no Hospital de Canela e já tiveram liberação. Outras 12 seguem no Hospital de Gramado, duas delas em estado grave, sendo que uma delas pode ser transferida para Porto Alegre por ter sofrido queimaduras mais severas. Conforme a SSP, a maioria dos atendimentos ocorreu em razão de inalação de fumaça do incêndio provocado pela queda.

Conforme o site Flightradar24, o modelo da aeronave é um Piper PA-42 Cheyenne, matrícula PR-NDN. Conforme a Infraero, a aeronave partiu de Canela às 9h15min e teria como destino Jundiaí (SP).

O acidente ocorreu na avenida das Hortênsias com a rua Ema Ferreira Bastos. Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil e IGP (Instituto-Geral de Perícia) estão no local, que está isolado.

A Brigada Militar afirmou, por meio de nota, que o avião colidiu contra a chaminé de um prédio. Em seguida, atingiu o segundo andar de uma casa, uma loja de móveis, e os destroços, por fim, atingiram uma pousada.

Governador vai ao local

Presidente Lula se manifesta

Trânsito

O EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias) informa que o fluxo de veículos na ERS-235 (Avenida das Hortênsias), em Gramado, foi parcialmente liberado após bloqueio total causado pela queda de uma aeronave na manhã deste domingo (22).

A concessionária informou a liberação da rodovia para o tráfego, em pista simples, em ambos os sentidos.

Desvios e rotas alternativas:
  • Sentido de Canela a Gramado: o deslocamento deve ser feito pela ERS-235 a partir do quilômetro 37, por meio da Estrada Velha (Rua Emílio Leobet). Também pode ser feito via ERS-466 (Estrada do parque Caracol), no desvio do Mato Queimado.
  • Sentido de Gramado a Canela: quem está no centro de Gramado pode se deslocar via Linha 28, sairá na ERS-235, quilômetro 37 (nas proximidades da loja e fábrica de chocolate Prawer). O acesso faz a ligação entre a ERS-115 e a ERS-235.
  • Quem está na ERS-115 para Gramado e Canela: o deslocamento ocorre pela linha 28 no acesso do Carahá, ERS-115, quilômetro 32 ou no quilômetro 35 (pórtico), pela Estrada Professora Elvira Apollo Benetti. Dessa forma, Esse trajeto sairá na ERS-235, quilômetro 37 (nas proximidades da loja e fábrica de chocolate Prawer). O acesso faz a ligação entre a ERS-115 e a ERS-235. Para o centro de Gramado, o acesso pela ERS-115 está normal.

Nota da SSP (Secretaria da Segurança Pública)

A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul confirma a queda de um avião de pequeno porte em Gramado na manhã deste domingo (22/12). O Corpo de Bombeiros Militar controlou o incêndio decorrente da queda da aeronave, que havia decolado de Canela. O avião colidiu na chaminé de um prédio, depois no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Destroços ainda alcançaram uma pousada. No atendimento inicial da ocorrência, pelo menos 15 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade, a maioria em razão de ter inalado fumaça do incêndio provocado pela queda. O local está isolado pela Brigada Militar. As forças de segurança permanecem no local fazendo o trabalho de rescaldo e resgate. A Polícia Civil investiga o caso.

Prefeitura de Gramado

Há pouco, a prefeitura de Gramado emitiu nota a respeito dos atendimentos de saúde na cidade. Conforme a administração pública, para atendimentos de saúde, a população deve procurar o CAIS – Centro de Atendimento Especializado em Saúde, que funciona junto ao Centro Municipal de Saúde (Rua Ernesto Volk, N° 300, Centro), das 8h às 20h.

Além disso, a administração do Hospital Arcanjo São Miguel solicita que a população procure a casa de saúde somente em casos de extrema gravidade; Neste domingo, dia 22 de dezembro, as equipes estão mobilizadas para o atendimento às vítimas do acidente aéreo que ocorreu nesta manhã.