O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre) iniciou, nesta quinta-feira (19), o fechamento definitivo da comporta 3 do sistema de proteção contra cheias. O Departamento substituirá a passagem, na esquina entre a avenida Mauá e a rua Padre Tomé, por uma extensão do muro da Mauá, feita em concreto armado.
“Temos, ao todo, sete comportas que deixaram de ser usadas para acesso ao Cais Mauá desde a construção do muro. Todas elas serão fechadas em concreto armado. Com isso, teremos mais segurança para a população, uma necessidade menor de manutenção e menos riscos de inundação da região em caso de novas cheias do Guaíba”, explica o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.
O Dmae concluirá a obra da comporta 3 ainda em janeiro. Em seguida, intervenções do tipo acontecerão ainda no início de 2025, nas passagens 5 e 7. Já para os portões 8, 9, 10 e 13, que também terão fechamento em definitivo, haverá licitação pública.
Enquanto isso, a comporta 14 pode, ou não, ter bloqueio permanente. Assim, a decisão depende de estudo sobre o impacto da passagem na mobilidade urbana.
Comportas móveis
Dessa forma, as comportas 1, 2, 4, 6, 11 e 12 continuarão móveis. Destas, haverá substituição de todas as que ficam na avenida Castelo Branco por estruturas mais robustas. Já as da avenida Mauá terão reformas, em processo que incluirá a melhoria do sistema de vedação, minimizando falhas. Por fim, as intervenções também serão objeto de concorrência pública em 2025.
Comportas do sistema de proteção contra cheias do Dmae
- Comporta 1 (Usina do Gasômetro)
- Comporta 2 (Cais Embarcadero)
- Comporta 3 (Avenida Mauá x Padre Tomé)
- Comporta 4 (Avenida Mauá x Sepúlveda)
- Comporta 5 (Avenida Mauá)
- Comporta 6 (Catamarã)
- Comporta 7 (Avenida Mauá)
- Comportas 8, 9 e 10 (Avenida Castelo Branco)
- Comporta 11 (Avenida São Pedro)
- Comporta 12 (Avenida Cairú)
- Comporta 13 (Avenida Castelo Branco)
- Comporta 14 (Avenida Castelo Branco x Voluntários da Pátria)