SÃO PAULO

Lula recebe alta hospitalar e ficará em recuperação em casa

Internado desde a última terça-feira (10), Lula foi liberado após concluir sua recuperação inicial em casa.

Presidente Lula deixa hospital em São Paulo, sorrindo e acenando para a multidão, com forte presença da mídia.
Crédito: Paulo Pinto/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, neste domingo (15), às 12h22. Internado desde a última terça-feira (10), Lula foi liberado após concluir sua recuperação inicial.

Do hospital, o presidente seguiu para sua residência no Alto de Pinheiros, onde deve permanecer em repouso até pelo menos a próxima quinta-feira (19).

Antes de sair, Lula fez uma aparição surpresa durante a entrevista coletiva dos médicos, acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva. Ele agradeceu à equipe médica e à assistência recebida durante os dias de internação.

“Isso aqui não é uma entrevista, isso aqui é apenas uma sessão de agradecimento”, afirmou o presidente, em um discurso de cerca de 15 minutos. Ele também destacou sua gratidão: “Deus foi muito generoso ao cuidar de mim quando eu caí no tombo no banheiro”.

Alta hospitalar, mas não médica

Apesar de receber alta hospitalar nesta manhã, Lula ainda seguirá sob monitoramento médico. Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, Lula deve permanecer em São Paulo por mais alguns dias.

Na próxima quinta-feira (19), o presidente realizará novos exames no Hospital Sírio-Libanês, incluindo uma tomografia de controle. Se os resultados forem positivos, ele poderá retornar a Brasília.

“Ele pode conversar e até despachar da casa dele, mas dentro de um protocolo médico. Na quinta-feira, ele será reavaliado, e, se tudo estiver bem, poderá ir para Brasília”, afirmou Kalil.

Lula não poderá realizar exercícios físicos nos próximos dias, mas está autorizado a trabalhar de forma limitada. Ele também pode viajar de avião, desde que os trajetos sejam curtos. Viagens internacionais, por enquanto, seguem suspensas.