COM ALERTA VERMELHO

Inmet publica novos alertas de temporais para parte do RS

Um dos alertas do Inmet é vermelho, o de maior intensidade na escala do Instituto. Além deste, há outros dois alertas de chuva para o RS

Crédito: reprodução de vídeo / Agora RS
Crédito: reprodução de vídeo / Agora RS

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou, nesta sexta-feira (6), novos alertas de tempestades para parte do RS. Os avisos, que seguem as previsões dos demais institutos, entram em vigor nas próximas horas com o último deles se estendendo até o fim do sábado (7).

Alerta vermelho do Inmet

O primeiro a valer é um alerta vermelho, o de maior intensidade na escala do Inmet. O aviso prevê chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Assim, há grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.

Este alerta abrange uma pequena área mais Norte do território gaúcho, na divisa com Santa Catarina (Confira no mapa abaixo). Dessa forma, este aviso entra em vigor às 21h e vai até o fim do sábado.

Em vermelho, área de alerta do primeiro alerta do Inmet – Imagem: Inmet/Divulgação

Alerta amarelo

Em seguida, o próximo alerta a vigorar é amarelo, o de menor intensidade na escala do Instituto. Com previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h), ele entra em vigor no fim desta sexta-feira (6). O término se dará ainda na manhã de sábado. O aviso cobre uma porção mais central do estado (Confira no mapa abaixo).

Em amarelo, área de abrangência do segundo alerta do Inmet – Imagem: Inmet/Divulgação

Alerta laranja

Por fim, o último alerta vale a partir da 0h de sábado e vai até às 15h do mesmo dia. Ele é laranja, de média intensidade e prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e chance de queda de granizo. O Inmet alerta para o risco de danos.

Assim como o alerta anterior, este cobre, toda uma faixa do território gaúcho, só que mais ao norte (Confira no mapa abaixo).

Em laranja, terceiro alerta do Inmet – Imagem: Inmet/Divulgação