INCLUSÃO E EXPRESSÃO

UFRGS recebe workshop "O Que Pode um Corpo?"

A atividade no Centro Cultural da UFRGS faz alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Veja como se inscrever;

Foto: Ana Viana
Foto: Ana Viana

O Pertence, através do projeto Fábrica de Sonhos, realiza, nesta terça-feira (3) o workshop “O Que Pode um Corpo?” no Centro Cultural da UFRGS, às 9h. A atividade faz alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

O workshop é formativo para teatro e dança e volta-se para professores, educadores sociais, arte-educadores e estudantes de graduação em Artes. Além disso, a atividade é totalmente gratuita e conta com interpretação em Libras. Inscreva-se aqui.

Dessa forma, o workshop tem como objetivo promover a inclusão e a expressão artística em um espaço que valoriza e reconhece todas as habilidades e potencialidades. A condução é das cofundadoras do Projeto Fábrica de Sonhos, Paula Carvalho, diretora, e Bianca Bueno, coreógrafa. Em conjunto com os participantes, o objetivo é proporcionar uma experiência imersiva e enriquecedora.

Além disso, a aula é centrada em práticas colaborativas de dança e teatro, utilizando a metodologia exclusiva do Pertence. Essa abordagem destaca a importância das interações entre pessoas com e sem deficiência. Dessa forma, promovendo a troca de experiências, o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento artístico de todos os participantes.

Com efeito, a metodologia do Pertence foca no potencial transformador da arte inclusiva, incentivando cada indivíduo a explorar e a expressar suas capacidades dentro de um ambiente acolhedor e colaborativo.

Dia internacional das PcDs no Centro Cultural da UFRGS

A ONU instituiu o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência em 1992, com o objetivo de promover os direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência em todos os aspectos da sociedade. A data é um importante marco de conscientização, buscando reduzir barreiras físicas, sociais e atitudinais que ainda limitam a participação plena e igualitária dessa população.

A realização do workshop é fruto de parceria do Pertence com o Centro Cultural da UFRGS, por meio de seu Edital de Ocupação 2024, e com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, através do Instituto Estadual de Artes Cênicas e da Fundação Theatro São Pedro.

Sobre a Fábrica de Sonhos

A “Fábrica de Sonhos: arte, inclusão, diversidade e pertencimento” propicia espaços e oportunidades para que jovens com deficiência possam desenvolver suas habilidades artísticas e criativas. O grupo foi fundado em 2018 pelo Pertence, que é um grupo de sociabilização para pessoas com deficiência física, sensorial ou intelectual. Além disso, a iniciativa ocorre em parceria com as artistas Paula Carvalho e Bianca Bueno.

Assim, a partir de uma metodologia própria, os artistas do Pertence aprendem técnicas de improvisação, expressão corporal e vocal, dança contemporânea, pesquisa do movimento e interpretação. Em 2024, a Fábrica de Sonhos estreia seu segundo espetáculo, “CORPOMUNDO”. Ele compõe, por fim, um mosaico sobre as relações entre corpo e ambiente por meio de uma poética inclusiva e acessível.