A frente fria que trouxe temporal com granizo ao Interior do Rio Grande do Sul neste domingo (1º) chegou, por volta das 22h, em Porto Alegre e região metropolitana. A tempestade veio acompanhada de vento e muita chuva.
Vários bairros da cidade tiveram registro de alagamentos. Dentre eles, Cidade Baixa, Menino Deus, Centro e Praia de Belas na área central; Farrapos, Humaitá, Floresta e Passo d’Areia, na zona Norte; e Partenon e Glória, entre as zonas leste e sul.
Entre o fim da noite e a madrugada Coronel Aparício Borges x Oscar Pereira, no bairro Glória, teve bloqueio total devido ao acúmulo de água na pista. Outro bloqueio ocorreu na Plínio Brasil Milano x José da Silva x Grécia, no bairro Passo d’Areia, sentido sul/norte, devido a acúmulo de água na via.
Houve outros cinco pontos de alagamento: três deles na avenida Protásio Alves: esquina com as ruas Neusa Goulart Brizola e São Manoel, além das imediações do viaduto Silva Só. O quarto na esquina entre as avenidas Bento Gonçalves e Coronel Aparício Borges, enquanto o quinto é na avenida Sertório.
Quatro Ebaps (Estações de Bombeamento de Águas Pluviais) funcionam com o auxílio de geradores na noite deste domingo após o temporal. São elas: Ebaps 1, 3, 4 e 8. A CEEE Equatorial foi notificada para atuar nas estruturas que apresentam falta de luz.
A SMSUrb (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) registra a queda de, ao menos 18 árvores em função das chuvas.
A cidade teve um domingo de calor intenso, que começou com tempo ensolarado. Apenas do meio para o fim da tarde é que a nebulosidade apareceu. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), fez 32,1°C no bairro Jardim Botânico.
Números de emergência em Porto Alegre
- Defesa Civil – 199
- Corpo de Bombeiros – 193
- Serviços da Prefeitura – 156
- EPTC – 118