Várias cidades do Rio Grande do Sul registraram tempestades e queda de granizo neste domingo (1º). O tempo instável é causado pelo ingresso de uma linha de instabilidades associada a uma frente fria. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta vermelho para fortes temporais em solo gaúcho entre o domingo e a madrugada de segunda-feira (2).
Em Aceguá, ao menos uma residência teve danos no telhado por causa da queda de granizo, conforme a Defesa Civil do RS. Não há registro de feridos por causa da tempestade.
Uruguaiana teve registro de forte temporal, com chuva intensa e vento. De acordo com a Rádio Charrua, não há relatos de estragos na cidade.
No município de Dom Pedrito, houve as tempestades causaram precipitação de granizo na localidade Chicaca, conforme o jornal Folha da Cidade. Também há registro de chuva forte, com alagamentos e queda no fornecimento de energia elétrica em diversos pontos do município.
Santana do Livramento teve registro de queda de árvores na área urbana e nas margens da BR-158, que dá acesso ao município. A garagem do batalhão da Brigada Militar do município teve as telhas arrancadas. Sem informações de feridos.
Em Rio Grande e São José do Norte, na região Sul, também houve registro de granizo. Não há informações de danos nos dois municípios. Em Pelotas, ruas do Centro da cidade tiveram acúmulo de água devido ao grande volume de chuva.
Outro município a registrar granizo é Camaquã, na Costa Doce. Até o momento, não há informações sobre danos.
Em Porto Alegre e região metropolitana, a tempestade chegou por volta das 22h com vento forte e muita chuva. Até o momento, não há registro de danos.
Falta de luz
Na área de concessão da CEEE Equatorial, há falta de energia elétrica para aproximadamente 90 mil (4,7%) clientes.
Até agora, o tempo severo atingiu principalmente as cidades de Camaquã, Pinheiro Machado, Pelotas, Bagé, Piratini e São Lourenço do Sul, de acordo com o boletim da CEEE.
Tempestades se espalham pelo Rio Grande do Sul
A tendência é que as instabilidades se espalhem para as outras regiões gaúchas nas próximas horas. Segue o alerta para chuvas intensas, com volumes de 60 a 100 mm (milímetros), ventania entre 60 a 100 km/h (quilômetros por hora) e granizo.