A chuva não vai se afastar totalmente do Rio Grande do Sul nos próximos dias, aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico da semana 48 de 2024. A tendência para o início da semana no RS será de instabilidades, seguida de tempo firme.
O informe é desenvolvido pela Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz).
+ Entre no canal de notícias do Agora RS no WhatsApp
Confira a previsão diária
Sexta-feira (29/11)
O tempo seguirá com pouca instabilidade, aumento na intensidade dos ventos de norte e uma pequena elevação nas temperaturas no decorrer do dia.
Sábado (30/11)
O deslocamento de um sistema de alta pressão atmosférica em direção ao oceano provoca um período de estabilidade na Metade Sul do RS. No entanto, haverá possibilidades para a ocorrência de precipitação com intensidade variando de fraca a moderada em parte da Região das Missões e nas regiões Noroeste, Norte e Campos de Cima da Serra. As temperaturas ficam mais amenas ao longo do dia.
Domingo (1/12)
Um ciclone extratropical se forma na costa do Uruguai, provocando a formação de novas áreas de instabilidade. Conforme o boletim, o tempo muda para uma condição mais instável, inclusive com o aumento da intensidade dos ventos de noroeste/norte e elevação nas temperaturas no decorrer do dia.
Entre o período da tarde e da noite, os núcleos de instabilidade se organizam em forma de uma nova frente fria. O sistema vai avançar sobre o território gaúcho com chuvas de moderadas a fortes em algumas regiões. Portanto, não se descarta risco de tempestades.
Segunda-feira (2/12)
O dia começa com tempo instável na Metade Norte do Rio Grande do Sul por causa da frente fria e declínio nas temperaturas a partir do período da manhã. No entanto, as condições meteorológicas melhoram na Metade Sul do RS no decorrer do dia.
Terça (3/12)
Na terça, o tempo volta a ficar estável com a chegada de uma nova área de alta pressão. Apesar disso, ainda haverá a possibilidade para ocorrência de nevoeiro ou chuva de intensidade fraca em partes das regiões Sul e Campanha durante a madrugada.
No decorrer do dia, o sol deverá aparecer entre nuvens com temperaturas sendo observadas em declínio mais acentuado em relação à última semana.
Quarta (4/12)
Com o deslocamento da alta pressão sobre o Estado, o tempo permanece estável em todas as regiões. O dia terá períodos de céu com poucas nuvens e temperaturas mais amenas no decorrer do dia.
Previsão de chuva
Os prognósticos para os próximos sete dias indicam chuvas mais intensas no centro e no norte do RS, com volumes superiores a 100 mm em áreas do extremo norte e noroeste do estado. Na faixa central, os acumulados devem variar entre 50 mm e 100 mm, de acordo com o boletim.
Já nas áreas entre o centro e o sul, os volumes serão menores, com acumulados entre 2 mm e 30 mm em regiões próximas à Lagoa dos Patos e ao Litoral Sul, e entre 10 mm e 50 mm nas regiões da Fronteira Oeste, Campanha e Litoral Norte.
- Agora no Tempo
- Agricultura
- Costa Doce
- Fronteira Oeste
- Litoral Norte
- Porto Alegre
- Redes Sociais
- Região Carbonífera
- Região Central
- Região da Campanha
- Região Metropolitana
- Região Noroeste
- Região Norte
- Região Sul do RS
- Rio Grande do Sul
- Serra gaúcha
- Vale do Caí
- Vale do Jacuí
- Vale do Paranhana
- Vale do Rio Pardo
- Vale do Sinos
- Vale do Taquari
- Vales
- boletim meteorológico
- Emater/RS-Ascar
- Irga
- Seapi