A construção da nova ponte da ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio, sofrerá um grande atraso. Prevista para ser entregue ainda em 2024, a estrutura só deve ficar pronta no fim do primeiro trimestre de 2025. Conforme a empresa Engedal, responsável pela obra, os serviços devem ter conclusão em 29 de março.
Entre as justificativas para o atraso estão os períodos de chuvas que assolaram a região, especialmente entre 16 de junho e 7 de julho. A Secretaria de Transportes do RS afirma que o tempo instável impossibilitou a continuidade das sondagens do terreno.
“Sabemos da importância da obra para a região, tanto para a logística quanto para o dia a dia das pessoas. Estamos trabalhando arduamente para que essa ponte seja concluída. Mas é importante lembrar que enfrentamos neste ano uma tragédia nunca antes vista em nossa história”, afirma o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.
Além disso, ainda de acordo com o governo, houve necessidade de uma readequação do projeto executivo inicial. Os 150 metros de extensão da infraestrutura acabaram ampliados para 172 metros, gerando um aumento de 22 metros e um prazo maior para execução.
“Infelizmente, o andamento da obra foi prejudicado por diversos fatores. A empresa contratada, juntamente com a EGR, buscou alternativas para minimizar o impacto destes fatores na obra, não obtendo êxito suficiente. Para a garantia de uma obra de qualidade, alguns prazos tiveram que ser ajustados”, afirma o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr.
Começa construção do aterro da nova ponte
As obras para a construção do aterro de nivelamento da ERS-130 com a nova ponte começaram na quarta-feira (27/11). A licitação ocorreu em 21 de novembro e a assinatura do contrato em 26 de novembro.
O projeto prevê a construção de aterro para criar a rampa de 170 metros de pista de rolamento até a altura da nova estrutura da ponte em ambos os lados – Lajeado e Arroio do Meio. O custo dos trabalhos será de R$ 8,3 milhões.