TEMPO INSTÁVEL

Inmet publica três alertas para chuvas e temporais no RS

Os alertas publicados nesta quinta pelo Inmet apontam risco de tempestade e chuvas intensas em grande parte do Rio Grande do Sul

Nuvens escuras e ameaçadoras cobrem o céu, indicando a possibilidade de uma tempestade no Rio Grande do Sul.
Crédito: divulgação

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou três novos alertas para o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (28). As advertências apontam risco de tempestade e chuvas intensas em grande parte do território gaúcho.

Entre no canal de notícias do Agora RS no WhatsApp

O mais importante é um alerta laranja de tempestade. Ele abrange as regiões Noroeste, Norte, além de parte da Serra gaúcha e da Fronteira Oeste. Existe o isco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

De acordo com o Inmet, há previsão de volumes entre 30 e 60 mm/h (milímetros por hora) ou 50 e 100 mm/dia (milímetros por dia), com ventos intensos entre 60-100 km/h (quilômetros por hora). A vigência do alerta é o meio-dia desta sexta-feira (29).

Mapa destaca o alerta laranja de tempestade publicado pelo Inmet, abrangendo parte do Rio Grande do Sul.
Mapa destaca o alerta laranja de tempestade publicado pelo Inmet, abrangendo parte do Rio Grande do Sul. Crédito: reprodução / Inmet

Alerta amarelo de tempestade

Além desse, um alerta amarelo de tempestade está vigente para uma faixa entre a Fronteira Oeste, parte da região Norte e parte da Serra gaúcha, conforme o Inmet.

Conforme a advertência, há risco de chuvas moderadas a fortes, com rajadas de vento com velocidades entre 40 e 60 km/h (quilômetros por hora), acompanhadas queda de granizo. As precipitações podem atingir entre 20 e 30 mm/h (milímetros por hora) ou atingir até 50 mm (milímetros) no decorrer do dia. Alerta vigente até 11h desta sexta-feira (29).

Mapa destaca o alerta amarelo de tempestade publicado pelo Inmet, abrangendo parte do Rio Grande do Sul.
Mapa destaca o alerta amarelo de tempestade publicado pelo Inmet, abrangendo parte do Rio Grande do Sul. Crédito: reprodução / Inmet

Alerta amarelo de chuvas intensas

Por fim, há um alerta de chuvas intensas também válido para entre a Fronteira Oeste, parte da região Central, a região dos Vales, parte da região metropolitana, parte da Serra gaúcha e parte do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Nessas regiões, também há possibilidade de chuvas moderadas a fortes, com rajadas de vento. Mas não há risco de queda de granizo, conforme o Inmet. As precipitações podem atingir entre 20 e 30 mm/h (milímetros por hora) ou atingir até 50 mm (milímetros) no decorrer do dia. Alerta vigente até 21h desta quinta-feira (28).

Mapa destaca o alerta amarelo de chuvas intensas, publicado pelo Inmet, abrangendo parte do Rio Grande do Sul.
Mapa destaca o alerta amarelo de chuvas intensas, publicado pelo Inmet, abrangendo parte do Rio Grande do Sul. Crédito: reprodução / Inmet

O que diz a previsão do tempo?

Um sistema de baixa pressão aliado ao fluxo de calor e umidade seguem favorecendo instabilidades na metade Norte do Estado, com chuva moderada a forte, descargas elétricas e temporais isolados.

Os acumulados ainda podem atingir ao longo do dia volumes entre 25 e 60 mm/dia no Noroeste, Missões e Norte. No entanto, nas demais áreas, devem ficar abaixo de 15 mm/dia. As temperaturas durante a tarde variam entre 22°C a 28°C em todo Estado.