PREFEITURA

Porto Alegre: prazo para conciliação de precatórios vai até 2 de dezembro

Além do prazo para acordo, a Prefeitura de Porto Alegre anunciou a antecipação da segunda parcela do 13º salário do funcionalismo municipal

Porto Alegre, RS - 11/01/2021:  Imagens aéreas da cidade de Porto Alegre. Foto: Giulian Serafim/PMPA
Porto Alegre, RS - 11/01/2021: Imagens aéreas da cidade de Porto Alegre. Foto: Giulian Serafim/PMPA

Os credores com precatórios expedidos contra o Município de Porto Alegre, Demhab (Departamento Municipal de Habitação) e o DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) devem manifestar interesse em participar da nova rodada de negociações até o dia 2 de dezembro. De acordo com a Lei Municipal nº 12.003/2016, o percentual de deságio é de 40%. Os credores que fecharem acordo terão prioridade de pagamento, observada a ordem cronológica.

Dessa forma, para manifestar interesse, os credores deverão preencher formulário disponibilizado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e juntar o documento aos autos do precatório no TJ. Clique aqui para acessar o formulário. Conforme o edital nº 01/2024 da Central de Precatórios do TJ, o procedimento abrange precatórios inscritos no TJ-RS, Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Aqueles que não tiverem interesse na conciliação ou que não fecharem acordo permanecerão em sua posição na lista de ordem cronológica. O advogado também poderá realizar acordo em relação aos honorários advocatícios sucumbenciais inscritos no precatório. Isso independentemente da aceitação da proposta de acordo pelo credor do valor principal.

Conciliação de precatórios em Porto Alegre

A partir da edição da Lei Municipal 12.003/2016, que instituiu a Central de Conciliação do Município de Porto Alegre, e do Decreto Municipal nº 19.506/2016, que regulamentou a Câmara de Mediação de Precatórios no âmbito do Município de Porto Alegre, a prefeitura realizou dois chamamentos, um em 2017 e outro em 2018. 

O chamamento atual é iniciativa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, com a concordância do Município. O CNJ padronizou o procedimento, cuja condução do Judiciário.

Antecipação da parcela do 13º

Além disso, a prefeitura de Porto Alegre anunciou a antecipação da segunda parcela do 13º salário do funcionalismo municipal para o dia 16 de dezembro. Por fim, a medida beneficia os mais de 33 mil servidores da Capital, incluindo ativos, inativos e pensionistas. A primeira parcela do benefício foi paga junto com a folha de agosto passado.