ALERTAS LARANJA E AMARELO

RS tem novos alertas de tempestade do Inmet nesta quarta

Inmet publicou duas advertências para o Rio Grande do Sul. Um alerta laranja e outro amarelo de tempestade.

Vista de um campo com céu nublado e escuro, comumente associado a tempestades, cercas de madeira, um galpão e árvores ao fundo.
Crédito: Fernando Dias/Seapdr

Dois novos alertas de tempestade do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) estão em vigor no Rio Grande do Sul. Previsão do tempo aponta dia de calor instabilidades em território gaúcho, o que aumenta risco de temporais.

alerta laranja de tempestade abrange as regiões Noroeste, parte da região norte e parte da Serra gaúcha. Nessas regiões, de acordo com o Inmet, há previsão de volumes entre 30 e 60 mm/h (milímetros por hora) ou 50 e 100 mm/dia (milímetros por dia), com ventos intensos entre 60-100 km/h (quilômetros por hora).

Portanto, há risco de danos, como queda de árvores e postes, de alagamentos e danos em plantações. O alerta está em vigor e é válido até o meio-dia de quinta-feira (28).

Mapa destaca o alerta laranja de tempestade publicado pelo Inmet, abrangendo parte do Rio Grande do Sul.
Mapa destaca o alerta laranja de tempestade publicado pelo Inmet, abrangendo parte do Rio Grande do Sul. Crédito: reprodução / Inmet

+ Entre no canal do Agora RS no WhatsApp e receba notícias que impactam seu dia

Para as outras regiões gaúchas, está em vigor um alerta amarelo de tempestade. Conforme a advertência, há risco de chuvas moderadas a fortes, com rajadas de vento com velocidades entre 40 e 60 km/h (quilômetros por hora), acompanhadas de possíveis quedas de granizo. As precipitações podem atingir entre 20 e 30 mm/h (milímetros por hora) ou atingir até 50 mm (milímetros) no decorrer do dia.

O alerta é válido desde as 10h desta quarta-feira (27) até o meio-dia desta quinta (28) e exige atenção dos moradores dessas localidades.

Mapa destaca o alerta amarelo de tempestade publicado pelo Inmet, abrangendo parte do Rio Grande do Sul.
Mapa destaca o alerta amarelo de tempestade publicado pelo Inmet, abrangendo parte do Rio Grande do Sul. Crédito: reprodução / Inmet

A Defesa Civil municipal tem instruções em caso de temporais. O contato é através do telefone 199. Em caso de emergências, ligue 193.

Previsão do tempo indica instabilidades no RS

Nesta quarta-feira, conforme a previsão do tempo, as chuvas se espalham por todas as regiões gáuchas. Chove nas primeiras horas da manhã entre a Fronteira Oeste, região da Campanha e região Central. Persiste a condição de chuva forte entre a região nessas regiões, com acumulados entre 30 a 60 mm (milímetros).