DUAS ADVERTÊNCIAS

Inmet alerta para tempestade e acumulado de chuva no RS

As advertências – laranja, para acumulado de chuva e amarelo, de tempestade – sinalizam para o risco de transtornos em parte do RS.

Nuvens carregadas de chuva em uma plantação de soja. O céu está escuro, com sinais de tempestade
Crédito: Fernando Dias/Seapi

Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou dois alertas para parte do território do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (26). As advertências – laranja, para acumulado de chuva e amarelo, de tempestade – sinalizam para o risco de precipitações intensas, temporais e transtornos em várias regiões gaúchas.

O alerta laranja de acumulado de chuva abrange uma pequena área composta por 11 municípios entre a Fronteira Oeste e a Campanha. Nessa região, de acordo com o Inmet, há previsão de volumes entre 30 e 60 mm/h (milímetros por hora) ou 50 e 100 mm/dia (milímetros por dia), com ventos intensos entre 60-100 km/h (quilômetros por hora). Há risco de danos.

Os 11 municípios sob essa advertência são: Alegrete, Barra do Quaraí, Cacequi, Dom Pedrito,
Itaqui, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Sant’Ana do Livramento, São Francisco de Assis e Uruguaiana. A vigência do alerta vai até o meio-dia de quinta-feira (28).

Mapa destaca o alerta laranja de acumulado de chuvas publicado pelo Inmet, abrangendo parte do Rio Grande do Sul.
Mapa destaca o alerta laranja de acumulado de chuvas publicado pelo Inmet, abrangendo parte do Rio Grande do Sul. Crédito: reprodução / Inmet

Alerta amarelo de tempestade

Por sua vez, o alerta amarelo de tempestade abrange a Fronteira OesteCampanharegião Sul e a região Central. Outras áreas do Rio Grande do Sul não estão sob a advertência, conforme o alerta.

Conforme a advertência, há risco de chuvas moderadas a fortes, com rajadas de vento com velocidades entre 40 e 60 km/h (quilômetros por hora), acompanhadas de possíveis quedas de granizo. As precipitações podem atingir entre 20 e 30 mm/h (milímetros por hora) ou atingir até 50 mm (milímetros) no decorrer do dia.

O alerta é válido desde as 9h40 até as 23h59 desta terça (26) e exige atenção dos moradores dessas localidades. A Defesa Civil municipal tem instruções em caso de temporais. O contato é através do telefone 199. Em caso de emergências, ligue 193.

Mapa destaca o alerta amarelo de tempestade publicado pelo Inmet, abrangendo parte do Rio Grande do Sul.
Mapa destaca o alerta amarelo de tempestade publicado pelo Inmet, abrangendo parte do Rio Grande do Sul. Crédito: reprodução / Inmet

Qual é a previsão do tempo?

Conforme a previsão do tempo, um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai segue contribuindo para a formação de instabilidades. No entanto, ao contrário do Inmet, o boletim aponta chuva fraca a moderada acompanhada de descargas elétricas entre o Oeste e as Missões. Os acumulados devem ficar entre 15 e 30 mm/dia nessas áreas.

Nas demais regiões do Estado, há possibilidade de pancadas de chuva isoladas ou eventuais chuviscos, com acumulados abaixo dos 15 mm/dia. As temperaturas máximas ficam entre 20°C e 36°C, conforme a previsão.