21 BAIRROS

Porto Alegre: Sistema de Abastecimento Moinhos de Vento será desligado na quarta

Em função do serviço, 21 bairros de Porto Alegre poderão ter períodos de desabastecimento, com retorno somente à noite. Confira a lista;

Foto: Luciano Lanes/PMPA
Foto: Luciano Lanes/PMPA

O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre) desligará o SAA (Sistema de Abastecimento de Água) Moinhos de Vento nesta quarta-feira (27). O motivo é uma manutenção programada visando o início do verão. Equipes do Departamento atuarão na limpeza dos mecanismos de sucção da Ebab (Estação de Bombeamento de Água Bruta).

A Ebab é responsável por captar a água do Guaíba. Assim, a parada acarretará na interrupção das atividades da ETA (Estação de Tratamento de Água). Além disso, as Ebats (Estações de Bombeamento de Água Tratada) também deixarão de operar quando os reservatórios da ETA atingirem o patamar mínimo.

Dessa forma, 21 bairros de Porto Alegre poderão ter períodos de desabastecimento (confira a lista abaixo). A expectativa é, por fim, que a manutenção da Ebab Moinhos de Vento termine no início da noite, permitindo a retomada gradual do fornecimento à medida em que houver retorno do tratamento e bombeamento de água.

Bairro Petrópolis

Também nesta quarta, a partir das 9h, o Dmae fará o entroncamento de duas adutoras de 600mm entre as ruas Felipe de Oliveira e Souza Doca. O serviço faz parte das obras de interligação dos sistemas de abastecimento de água Menino Deus e Moinhos de Vento, que buscam o reforço do abastecimento para o verão. A área que seria impactada pelo serviço já está dentro da que será afetada pelo desligamento da Ebab Moinhos de Vento.

Bairros de Porto Alegre abastecidos pelo SAA Moinhos de Vento

Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Montserrat, Partenon, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília, Santana, São João e Três Figueiras.

Retorno da água

O Dmae lembra que, após paradas mais longas, o retorno da água pode apresentar coloração e gosto alterados devido ao arraste de micropartículas que podem estar nas paredes internas da tubulação. Mas elas não são prejudiciais à saúde, garante o Departamento.

Caso o aspecto da água demore a normalizar, o cliente pode solicitar lavagem da rede ou do ramal domiciliar. O serviço está disponível, por fim, ligando para o fone 156, opção 2.