Um encontro vai reunir especialistas para discutir os impactos do desastre climático que afetou o Estado e propor estratégias de adaptação e reconstrução sustentável. O seminário chamado “A Ciência no Enfrentamento ao Desastre de 2024 no RS: Da Emergência à Reconstrução” ocorre nos dias 3 e 4 de dezembro de 2024.
O evento tem promoção da SEARS (Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul). O foco será a análise dos impactos do desastre de 2024, suas conexões com a crise climática global e as formas de preparação para futuros eventos extremos.
Organizado em parceria com instituições como o Fórum de Reitores das Universidades Públicas e Institutos Federais do RS, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas e a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), o seminário terá uma abordagem interdisciplinar.
Programação e temas
O seminário acontece em dois dias com painéis temáticos:
3 de dezembro
- Mudanças Climáticas e Análise Multidimensional do Desastre: Vulnerabilidades e Riscos. Participantes: Rualdo Menegat (UFRGS) Elisete Maria de Freitas (Univates)
- Impactos na Economia, Infraestrutura e Ordenamento Territorial. Participantes: Marcos Caputi Lélis (Unisinos).
4 de dezembro
- Impactos Sociais e Governança de Políticas Públicas: Instituições participantes: EMATER/RS, FEEVALE, FURG, e FAMURS.
Inscrições e Informações
As inscrições estão abertas até o dia 22 de novembro no site oficial da UFRGS. O evento tem entrada gratuita, mas as vagas são limitadas. Interessados podem acessar mais informações através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 3411-6237.