As obras de recuperação do quilômetro 46 da FreeWay (BR-290) vão ficar para a próxima semana, de acordo com a CCR ViaSul. No entanto, o avanço das obras pode atrasar por causa condições climáticas, devido à previsão de chuva nos próximos dias.
O trecho está interditado desde o último domingo (17), após uma cratera se abrir no asfalto devido a problemas em uma galeria de escoamento subterrânea. O aparecimento do buraco causou congestionamentos quilométricos no domingo (17) e na segunda-feira (18).
Nesta terça-feira (19), as equipes de engenharia seguiram escavando o aterro da rodovia. Os técnicos preveem concluir, ainda hoje, a concretagem da fenda na galeria de escoamento subterrânea.
A concessionária estima que o trânsito no sentido Capital seja totalmente liberado até a próxima segunda-feira (25). Caso o tempo colabore, uma faixa do sentido Litoral-Capital pode ter liberação até sexta-feira (22).
Desvio prossegue
Enquanto isso, o tráfego segue em contrafluxo. O desvio começa no km 45, onde o tráfego sofre desvio para duas faixas do sentido inverso, retornando para a pista do sentido Capital no km 48. No sentido Litoral, há restrição de trânsito: os veículos utilizam uma faixa de rolamento e o acostamento. Toda a área está devidamente sinalizada, e equipes da CCR orientam os motoristas.
A concessionária reforça a importância de respeitar a sinalização e o limite de velocidade de 40 km/h no trecho desviado, garantindo a segurança de motoristas e trabalhadores.