O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta vermelho para o risco de grandes acumulados de chuva entre o Litoral Norte e a encosta da Serra do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina. Há risco de precipitações superiores a 100 milímetros – o equivalente a um mês – em menos de um dia.
No Rio Grande do Sul, o alerta vermelho abrange municípios como Tramandaí, Terra de Areia, São Francisco de Paula e Torres. Em Santa Catarina, as áreas de risco incluem cidades como Criciúma, Tubarão e Florianópolis, conforme o Inmet.
A previsão aponta que os acumulados podem variar de 60 mm a mais de 100 mm em um intervalo inferior a 24 horas. Para se ter uma ideia do impacto, a média de chuva para o mês de novembro em Torres é de 112,6 mm (período de 1991 a 2020), um volume que pode ser atingido em apenas um dia.
Há, de acordo com o Inmet, grande risco alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas nas cidades com áreas de risco. Moradores das regiões afetadas devem redobrar a atenção e seguir orientações de Defesa Civil e prefeituras.
Alerta laranja
Nas outras regiões gaúchas, segue válido o alerta laranja de chuvas intensas. A vigência é o meio-dia de quarta-feira (20). Conforme o Instituto, o volume de chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h).