A cena de domingo (17) voltou a se repetir na noite desta segunda-feira (18): motoristas enfrentando longas filas para passar pelo km 46 da FreeWay. A rodovia está com as três pistas no sentido Litoral-Capital interditadas depois que uma cratera se abriu na pista.
Conforme a CCR ViaSul, uma fenda em uma galeria subterrânea de drenagem causou a erosão do solo abaixo do asfalto. O problema acabou detectado apenas quando a camada por onde os carros passam se abriu. A cratera tem de 5 a 6 metros de profundidade.
A lentidão começa da noite desta segunda-feira começa no quilômetro 37 e se estende até o 48, após o desvio implementado pela concessionária. Os veículos estão sendo levados para uma faixa na pista Capital-Litoral, em esquema de contrafluxo.
As obras no sentido Litoral-Capital avançaram. De acordo com o último boletim da CCR, operários trabalham em serviços de concretagem e, posteriormente, a aplicação do aterro. Na sequencia serão aplicadas as camadas de pavimento e, por fim, a sinalização e liberação da via.
Todas essas atividades ainda não têm prazo para conclusão, alerta a concessionária da FreeWay. Enquanto isso, os motoristas devem continuar atentos às orientações de trânsito no local, pois a velocidade no trecho com desvio está restrita a 40 km/h por hora. E, se possível, usar a ERS-030 para evitar o congestionamento.