A Ucrânia sofreu, entre a noite de sábado (16) e a manhã deste domingo (17), “um dos ataques aéreos mais poderosos” já desferidos pela Rússia, segundo o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Andryi Sybiha.
A ofensiva massiva incluiu o uso de drones e mísseis de diferentes tipos, atingindo infraestruturas essenciais e civis em várias regiões do país.
O presidente Volodymyr Zelensky afirmou que, apesar da intensidade do ataque, as forças de defesa da Ucrânia conseguiram abater mais de 140 projéteis e drones. Ainda assim, os danos à infraestrutura energética são graves.
Em Mykolaiv, o ataque resultou em duas mortes e seis feridos, incluindo duas crianças. Na capital, Kiev, fragmentos de um drone caíram sobre um prédio, ferindo uma pessoa.
Detalhes do ataque
De acordo com o governo ucraniano:
- 120 mísseis e 90 drones foram lançados contra o território ucraniano;
- Entre os armamentos utilizados estão drones Shahed e mísseis de cruzeiro, balísticos e hipersônicos, incluindo Zirkon, Iskander e Kinzhal;
- O sistema elétrico do país foi severamente impactado, com instalações de produção e transmissão de energia como principais alvos.
Impacto nas regiões ucranianas
Explosões e danos foram relatados em várias áreas:
- Kiev e região: Medidas preventivas de corte de energia foram adotadas para reduzir danos.
- Sul do país: Zaporizhzhia, Odessa e Mykolaiv registraram explosões significativas.
- Leste e norte: Donetsk, Donbass e Dnipropetrovsk enfrentaram interrupções no fornecimento de energia.