A Polícia Federal (PF) e a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) colocaram todo o efetivo de Brasília em estado de sobreaviso até o próximo domingo (17). A ação ocorre após o atentado com explosivos na Praça dos Três Poderes na quarta-feira.
Os policiais foram orientados a permanecerem acessíveis e prontos para serem acionados a qualquer momento, conforme comunicado da PF divulgado na última quinta-feira (14). A medida visa garantir uma resposta rápida a emergências e prevenir possíveis incidentes na capital federal.
Investigações sobre o autor do ataque
O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, afirmou que a corporação segue investigando o ataque e possíveis conexões do autor. Conforme Rodrigues, Francisco Wanderley Luiz, esteve nos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023.
“Há indícios de planejamento a longo prazo. Ele [Wanderley] já esteve em outra oportunidade em Brasília, incluindo o início de 2023”, revelou Rodrigues.
Reforço da segurança pública
A Polícia Civil de Brasília também determinou que seu efetivo permaneça em alerta máximo. O delegado José Weirik de Carvalho justificou a decisão citando a “imperiosa necessidade de manter a ordem pública e a segurança na capital da República”.
A mobilização tem como objetivo reforçar o monitoramento e a proteção das áreas sensíveis da cidade, assegurando tranquilidade à população diante do clima de tensão causado pelo ataque.