A Sala Redenção da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) recebe, entre os dias 18 de novembro e 7 de dezembro, a 19ª edição do Festival de Cinema Italiano, com uma seleção de 14 filmes. O evento, presente em mais de 80 cidades brasileiras, ocorre de segunda a sábado, com entrada franca e abertas à comunidade em geral.
O Festival tem como idealizadores Nico Rossini e Erica Bernardini. O objetivo é difundir a cultura italiana no Brasil, e incentivar a sinergia entre os profissionais da indústria cinematográfica dos dois países.
A partir da Mostra Inéditos, o Festival oferece ao público a oportunidade de assistir a produções italianas recentes, que muitas vezes não chegam ao circuito comercial. Por outro lado, a Mostra Retrospectiva se volta para os clássicos, destacando ícones e momentos históricos do cinema italiano.
Mostra Inéditos
Na Sala Redenção, a Mostra Inéditos apresenta oito filmes italianos lançados entre 2023 e 2024. Dessa forma, a seleção inclui sete filmes inéditos no Brasil: as comédias “Romeu é Julieta” e “E se o meu pai”, e os dramas “Mia”, “Adeus, garoto”, “A Alma em Paz”, “LAF” e “Caracas”.
Além disso, a programação também promove uma homenagem ao diretor Matteo Garrone, com exibições especiais do filme “Eu Capitão”, que obteve impacto e reconhecimento globais, acumulando conquistas como o Leão de Prata no Festival de Veneza 2023 e a indicação ao Oscar 2024 de Melhor Filme Internacional.
Mostra Retrospectiva
Por outro lado, a Mostra Retrospectiva apresenta seis filmes. A Mostra celebra a tradição cômica do cinema italiano, levando o título “O Humor do Cinema Italiano: de Totò à Roberto Benigni”. Apelidado de “príncipe do riso”, o ator e comediante Totò (1898 – 1967) integra o elenco de dois filmes em exibição: “Guardas e Ladrões” e “O Ouro de Nápoles”.
Além disso, mais uma produção da década de 1950 integra a programação: “Abismo de Um Sonho”, de Federico Fellini. Por outro lado, avançando no tempo, a retrospectiva passa ainda pelas décadas de 1970 a 1990, com “A Dupla Explosiva”, de Marcello Fondato, “A Viagem do Capitão Tornado”, de Ettore Scola, e “O Pequeno Diabo”, de Roberto Benigni.
A Sala Redenção está localizada no campus central da UFRGS, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.
Festival de Cinema Italiano
O Festival de Cinema Italiano no Brasil é promovido pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, e conta com o patrocínio e a colaboração da Embaixada da Itália. O Festival teve início em 2005, como Semana de Cinema Italiano Contemporâneo, realizando sessões na região de São Paulo.
Serviço
De 18 de novembro a 07 de dezembro
Sala Redenção – Cinema Universitário
Rua Eng. Luiz Englert, 333 – campus central da UFRGS
Entrada franca
Mais informações sobre o Festival de Cinema Italiano no site https://festivalcinemaitaliano.com/ ou no Instagram @festivalcinemait