TRADICIONALISMO

Enart ocorre neste fim de semana em Santa Cruz do Sul

Cerca de 60 mil pessoas devem comparecer ao evento, que ocorre até domingo. Enart conta com 25 modalidades, com mais de 4,5 mil competidores.

Divulgação/MTG
Divulgação/MTG

Nesta sexta-feira (15), inicia, em Santa Cruz do Sul, a 37ª edição do Enart (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha). O evento ocorre de sexta-feira a domingo (17), no Parque da Oktoberfest, e deve receber 60 mil pessoas. O Enart é considerado o maior festival amador de arte da América Latina.

O Enart conta com mais de 4,5 mil participantes 25 modalidades artísticas e culturais, incluindo danças tradicionais, chula, declamação, trova, entre outros. Sendo assim, as apresentações ocorrem em diversos palcos espalhados no Parque da Oktoberfest.

Danças Tradicionais é a modalidade mais importante do Enart. A categoria tem duas divisões, com as Forças A e B. Dessa forma, são 80 grupos, sendo 40 em cada divisão. Cada grupo tem 20 minutos para fazer sua apresentação que inclui entrada (dança de criação livre mas inspirada em elementos da tradição gaúcha), três danças clássicas tradicionais e saída (mesma premissa da entrada).

Em 2023, o DTG (Departamento de Tradições Gaúchas) Poncho Verde, de Panambi, foi o grande campeão do Enart na categoria Danças Tradicionais Força A. Por isso, o grupo irá se apresentar na abertura oficial do evento, às 17h30min desta sexta-feira, em um evento com chegada da imagem de Nossa Senhora da Medianeira.

O Enart encerra no domingo, com a apresentação do CTG Paixão Côrtes, vencedor do Fegadan 2024, seguido pela Dança da Integração. Dessa forma, a cerimônia de encerramento está prevista para 19h30min de domingo.

Retomada do povo gaúcho

A edição de 2024 tem um peso especial para os gaúchos. A presidente do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), Ilva Goulart, enfatiza que o evento será mais um marco de união e reconstrução no RS.

“Será o Enart da retomada para muitos gaúchos. Tivemos o Rio Grande assolado por enchentes, com CTGs que foram completamente inundados. Mas, com grande resiliência, a maioria das entidades trabalhou na reconstrução, auxiliando a comunidade, oferecendo alimentos e apoio. O Enart traz essa mensagem de superação e solidariedade”, disse.

Ingressos

Os interessados podem adquirir os ingressos pela internet. O evento disponibiliza a opção de entrada solidária, com desconto de 50% mediante a doação de um brinquedo novo, com custo de R$ 15 para um dia ou R$ 30 para os três dias. Os ingressos estão disponíveis neste site.