Cotidiano

Transbordo é liberado e DMLU retoma coleta de lixo em Porto Alegre

Manifestantes do Simpa (Sindicato dos Municipários de Porto Alegre) cumpriram a determinação do juiz Murilo Magalhães Castro Filho, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, e liberaram o acesso à Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro na noite desta quinta-feira (16), após quase 24 horas de bloqueio. O DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) solicitou às empresas terceirizadas que retomem imediatamente os serviços de coletas domiciliar e automatizada.
Os caminhões dos roteiros noturnos, que estão nas garagens das empresas, seguem para a Estação de Transbordo para descarregar e retomam o recolhimento dos resíduos orgânicos e rejeitos. Além do atraso no roteiro noturno, que talvez não seja totalmente finalizado nesta quinta, outras 44 localidades tiveram a coleta domiciliar prejudicada ao longo do dia. Deste total, 23 bairros e comunidades não tiveram coleta de resíduos orgânicos e rejeitos. Outros 21 tiveram o serviço das coletas domiciliar e automatizada parcialmente executado. Perto das 14h, cerca de 80 caminhões aguardavam a liberação do acesso ao Transbordo na Estrada Afonso Loureiro Mariante.

Curta a nossa nova página no Facebook
Siga no Twitter e receba todas as nossas atualizações

Além das coletas domiciliar e automatizada, as ações do projeto Bota-Fora, nas comunidades Esmeralda e Cristal, foram interrompidas, pois não houve como descarregar os caminhões. O DMLU também teve de fechar para a população as sete Ecoponto (Unidades de Destino Certo) em função do mesmo problema. A Coleta Seletiva não teve impacto significativo, já que 16 das 17 Unidades de Triagem estão fora do eixo do transbordo permitindo a descarga dos recicláveis.
O diretor-geral do DMLU, Gustavo Fontana, destaca que no início da manhã desta sexta-feira, 17, além dos 38 caminhões da coleta domiciliar e dos cinco caminhões da coleta automatizada, outros 15 veículos atuarão na cidade recolhendo o passivo desta quinta-feira. “Iremos atuar para vencer o passivo desta quinta-feira até que todo a operação esteja normalizada”, disse.

Histórico

Na noite de quarta-feira (15), por volta das 22h, cerca de 15 municipários ligados ao Sindicato dos Municipários de Porto Alegre montaram piquete em frente à Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro, impedindo que 41 caminhões da coleta domiciliar e automatizada descarregassem os resíduos coletados no último roteiro da noite. A coleta dos resíduos orgânicos e de rejeitos em frente às casas foi concluída à noite, mas os caminhões permaneceram cheios.
Os veículos foram levados para as garagens e retomaram as atividades a partir das 8h desta quinta-feira (16). Os caminhões cheios seguiram para o local de transbordo para tentar descarregar e outros 30 caminhões seguiram o para os roteiros da manhã. À tarde, o juiz Murilo Magalhães Castro Filho, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, atendeu pedido do município, do DMLU e do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) e determinou a imediata liberação da Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro.
A Estação de Transbordo é o local onde os caminhões da coleta domiciliar, automatizada e de resíduos públicos (provenientes dos serviços de capina, varrição, focos de lixo, Bota-Fora e UDCs) descarregam todo o resíduo de Porto Alegre. Ali, o resíduo é pesado e transferido para carretas com capacidade de até 53m³, que seguem para o aterro sanitário em Minas do Leão. A Estação de Transbordo serve para reduzir os custos de transporte dos resíduos até o aterro sanitário, devido à maior capacidade volumétrica das carretas. Ela está localizada no bairro Lomba do Pinheiro (Estrada Afonso Lourenço Mariante, 4.401), em uma área de 18 hectares.

Balanço do bloqueio

23 localidades sem coleta durante o dia:
  • Anchieta, Asa Branca, Arquipélago (Ilhas), Belém Velho, Camaquã, Campo Novo, Chapéu do Sol, Espírito Santo, Jardim Isabel, Jardim Itu Sabará, Jardim Ipu, Moradas da Hípica, Ponta Grossa, Porto dos Casais, Rubem Berta, Santa Fé, São Borja, Sarandi, Serraria, Vila Dique, Vila Farrapos, Vila Floresta, Vila Elisabete.

21 localidades com coleta parcial durante o dia:

  • Belém Velho, Cavalhada, Cidade de Deus, Cruzeiro, Dois de Novembro, Hípica, Ipanema, Ipê São Borja, Jardim Ingá, Jardim das Palmeiras, Jardim Protásio Alves, Leopoldina, Nova Ipanema, Safira, Vila Amazona, Vila Americana, Vila Febem, Vila Jardim, Vila Nova, Vila Sargento e Vila Temis.

Roteiros noturnos que foram afetados:

  • Boa Vista, Cristo Redentor, Floresta, Higienópolis, Itu Sabará, Jardim Floresta, Jardim Lindóia, Jardim São Pedro, Mário Quintana, Navegantes, Parque São Sebastião, Passo D’Areia, Passo das Pedras, Rubem Berta, Santa Maria Goreth, São Geraldo, São João, Sarandi, Três Figueiras, Vila Jardim, Vila Ipiranga.