OPERAÇÃO GIGANTE DO VALE

Cinco são presos e menor é apreendido em operação que apurava homicídio em um baile, em São Leopoldo

Crime ocorreu em junho deste ano. A partir da investigação, Polícia Civil identificou um grupo criminoso que atuava no tráfico de drogas

Foto: Polícia Civil/Divulgação
Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (12), a Operação Gigante do Vale. O objetivo é combater crimes de homicídio, organização criminosa e tráfico de drogas. A ação ocorreu por meio da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de São Leopoldo, no Vale dos Sinos.

Durante a manhã, aproximadamente 140 policiais civis cumpriram 30 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão e mandados de prisão. As cidades alvo da operação são Novo Hamburgo, Alvorada e Charqueadas. No transcorrer da ação, a ofensiva prendeu 5 pessoas e apreendeu um adolescente. Além disso, a polícia localizou celulares e R$ 12 mil em dinheiro.

Dessa forma, segundo a Delegada Marcela Longo Ehler, a ofensiva tem o objetivo de prender envolvidos em um crime de homicídio que ocorreu em junho deste ano, em um baile no município de São Leopoldo. Nessa ocasião, houve o assassinato da vítima com diversos disparos no rosto.

“A partir da investigação do homicídio, cuja ordem de execução partiu de liderança de organização criminosa, identificou-se uma célula do grupo responsável pelo tráfico de entorpecentes na região do Vale dos Sinos”, explica a Delegada Marcela Ehler.

Assim, segundo ela, a polícia estendeu as ordens judiciais de busca e apreensão de forma a desarticular parte da estrutura da organização criminosa. Esta medida atingiu outros integrantes do grupo que atuam voltados para o tráfico de drogas.

O Diretor do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), Delegado Mario Souza, destacou que os crimes contra a vida, em geral, são ordenados por líderes de organizações criminosas.

“E, nesse contexto, no presente caso, a investigação qualificada da Polícia Civil ensejou as ordens de prisões e busca em desfavor de integrantes de organização criminosa responsável tanto pela prática de crimes de homicídio como pelo tráfico de entorpecentes”, conclui.